AO VIVO
Pabllo Vittar agita a Parada do Orgulho LGBT+; veja ao vivo

Marcos do Val diz que proposta para gravar Moraes não partiu de Bolsonaro e desiste de renúncia

Reportagem da Veja alegava que Bolsonaro foi o autor de pedido para que Do Val gravasse o ministro, com o intuito de anular as eleições

2 fev 2023 - 12h55
(atualizado às 15h34)
Marcos do Val
Marcos do Val
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) mudou de versão e disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 2, que a proposta para que ele gravasse uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sem conhecimento do magistrado, partiu do ex-deputado federal Daniel Silveira, não do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, ele desistiu da renúncia do cargo, anunciada horas antes.

Após a revista Veja publicar reportagem apontando que Bolsonaro pediu a Do Val que gravasse o ministro Alexandre de Moraes escondido, o deputado voltou atrás e disse que, numa reunião com Silveira e o ex-presidente em dezembro, foi o então deputado que levantou a ideia de gravar Moraes e que Bolsonaro apenas escutou e ficou em silêncio. Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso nesta quinta-feira, 2.

Publicidade
Entenda o suposto plano golpista de Jair Bolsonaro revelado por senador
Video Player

Na versão original, detalhada pela revista, Do Val teria recebido de Bolsonaro numa reunião no Palácio da Alvorada proposta para gravar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes. A ideia seria obter uma declaração comprometedora que pudesse resultar na desmoralização de Moraes e até mesmo sua prisão e impedindo a diplomação de Lula como presidente no TSE.

Na nova versão apresentada por Do Val, a ideia não partiu de Bolsonaro, mas de Daniel Silveira, mas foi apresentada na frente do ex-presidente em reunião no Alvorada. Coincidentemente, a nova declaração coincide com declarações feitas hoje no Senado por Flávio Bolsonaro que disse não ter visto crime algum no caso e que tudo não passou de ideia de Daniel Silveira.

Senador Marcos Do Val diz ter sofrido coação de Jair Bolsonaro para golpe de Estado
Video Player

No Palácio, Bolsonaro, Silveira e Do Val conversaram por 40 minutos. Foi nesse momento que o plano golpista foi revelado: captar alguma conversa que pudesse comprometer Alexandre de Moraes, a quem Bolsonaro atribuiu à derrota nas eleições. Do Val ainda ouviu de Silveira que, se fizesse isso, “você será um herói nacional”.

"O que ficou claro para mim foi o Daniel achando uma forma de não ser preso de novo, porque toda hora ele descumpria as ordens do ministro (Moraes). Ficou muito claro que ele estava num movimento de manipular e ter o presidente (Bolsonaro) comprando a ideia dele", afirmou Do Val em entrevista coletiva em seu gabinete no Senado.

Publicidade

Renúncia 

O senador, que anunciara em rede social na madrugada que iria renunciar ao mandato, também mudou de ideia. Disse que Eduardo e Flávio Bolsonaro e outros políticos com quem conversou o convenceram a não abandonar a cadeira de senador.

Veja abaixo a publicação sobre a renúncia:

*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se