Lula responde críticas ao desfile que o homenageou: 'Não sou carnavalesco'

Presidente afirmou que o enredo de carnaval foi uma homenagem à saga de sua mãe, Dona Lindu, e que pretende visitar a escola de samba

22 fev 2026 - 10h33

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse "não ser carnavalesco" ao ser questionado neste domingo sobre as críticas de setores evangélicos à ala do desfile da Escola Acadêmicos de Niterói que apresentou "famílias em conserva". O enredo da escola de samba neste ano homenageou o presidente.

Escola Acadêmicos de Niterói desfilou com o enredo em homenagem a Lula no carnaval do grupo especial na Sapucaí
Escola Acadêmicos de Niterói desfilou com o enredo em homenagem a Lula no carnaval do grupo especial na Sapucaí
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

"Eu não penso, porque primeiro eu não sou carnavalesco. Eu não fiz o samba enredo. Não cuidei dos carros alegóricos. Eu fui apenas homenageado em uma música maravilhosa", disse Lula, quando questionado sobre as críticas. O presidente participou de coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia.

Publicidade

O presidente afirmou que o enredo foi uma homenagem à saga de sua mãe, Dona Lindu, e frisou que não cabia a ele dar palpites sobre o desfile, apenas aceitar ou não a homenagem. "Foi uma pena que a minha mãe já tivesse morrido e não ouvisse a música. A música é, na verdade, uma homenagem à minha mãe. É a saga dela de trazer a gente para São Paulo."

Lula também disse que pretende visitar a escola para agradecer a homenagem.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações