Dino pede vista e suspende queixa de Bolsonaro contra André Janones no STF

Ex-presidente apresentou queixa-crime contra deputado federal à Corte por xingamentos no X (antigo twitter). Em livro, político mineiro admitiu ter criado 'fake news' na eleição de 2022

12 mai 2024 - 16h39

O ministro Flávio Dino pediu vista neste domingo, 12, de uma queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Bolsonaro acusa Janones de injúria e calúnia por conta de postagens do congressista no X (antigo Twitter). Nas postagens, Janones chama Bolsonaro de "assassino", "miliciano", "bandido fujão", "ladrão de joias" e "ladrãozinho de joias".

No livro, Janones conta que deu a entender que tinha obtido e repassado a Lula documentos comprometedores sobre Bebianno às vésperas de um debate do petista com Bolsonaro - as circunstâncias da morte do ex-ministro geraram comoção, à época.

Publicidade

"Horas antes de o debate começar, publiquei uma foto minha segurando alguns papéis. A legenda dizia: 'Tá tudo na mão do pai, agora é com ele. Seja o que Deus quiser!' O que Jair Bolsonaro temia? Que eu tivesse entregado documentos sobre Gustavo Bebianno para Lula às vésperas do último debate. Até eu me impressionava com minha capacidade de mexer com eles", escreveu o deputado mineiro. Na ocasião, um grupo de deputados bolsonaristas chegou a pedir que Janones fosse investigado pelo caso.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações