A Polícia Civil de São José do Rio Preto realizou a Operação "Truque da China" para desarticular um grupo de cidadãos chineses acusado de aplicar golpes financeiros, com movimentação superior a R$ 50 milhões por meio de falsos investimentos.
A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) deflagrou nesta quinta-feira, 18, a Operação "Truque da China" para desarticular uma organização criminosa formada por cidadãos chineses residentes no Brasil, investigada pela aplicação de golpes financeiros por meio de falsos investimentos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um suspeito foi preso e conduzido à delegacia para prestar depoimento. A polícia cumpriu ainda sete mandados de busca e apreensão e busca um foragido.
Segundo as investigações, os criminosos atuavam por meio de grupos fictícios de investimento divulgados em redes sociais e utilizavam aplicativos fraudulentos que simulavam estar vinculados a um grande banco digital para atrair vítimas.
As vítimas, localizadas em diversas regiões do País, eram induzidas a fazer investimentos iniciais e recebiam pequenos rendimentos para ganhar confiança. Após aplicarem quantias elevadas, tinham os resgates bloqueados e perdiam contato com os golpistas.
A análise de pouco mais de um mês das movimentações financeiras do grupo já identificou transações superiores a R$ 50 milhões. As perdas reais das vítimas não foram divulgadas.