FMI se reúne a pedido do Brasil para avaliar espionagem da NSA

13 nov 2013 - 21h53
(atualizado em 14/11/2013 às 00h20)

O diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista, convocou nesta quarta-feira uma reunião do organismo internacional para discutir informações sobre a espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) à instituição.

"O Diretório Executivo do Fundo se reuniu hoje à minha solicitação", confirmou Nogueira Batista em e-mail a agência EFE. No entanto, Nogueira Batista, que representa no principal órgão executivo do Fundo o Brasil e outra dezena de países, evitou comentar os detalhes do encontro.

Publicidade

"Qualquer diretor-executivo pode solicitar uma reunião de Diretoria sobre um tema que considere importante ter sua atenção", se limitou o representante brasileiro.

O encontro aconteceu pouco depois das revelações divulgadas pela imprensa no final de outubro que denunciavam que a agência de Inteligência americana (NSA) espionava países-membros das duas instituições saídas dos acordos de Bretton Woods de 1944, o FMI e o Banco Mundial. A diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, não participou da reunião.

O governo brasileiro foi um dos mais contundentes na crítica as informações sobre espionagem em massa pela NSA a vários países europeus e latino-americanos, ao ponto de a presidente Dilma Rousseff decidir adiar uma visita de Estado prevista para Washington no mês passado.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se