Mass Effect Legendary Edition dá vida extra ao clássico

Coletânea leva a trilogia da BioWare para uma nova geração de jogadores

28 mai 2021 - 11h00
Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

A trilogia Mass Effect ganhou uma edição remasterizada bastante caprichada em maio, com melhorias gráficas em todos os jogos, ajustes em mecânicas de jogo e uma experiência mais integrada entre os games. O pacotão inclui também quase todas as DLCs, tanto cosméticas quanto expansões dos jogos.

Em Mass Effect, o jogador assume o controle de Comandante Shepard, personagem totalmente customizável e se envolve na complexa política da galáxia, explora planetas distantes e se torna a última defesa não só da humanidade, mas de toda a vida orgânica na galáxia. É uma das melhores sagas dos games, um ponto alto na história da produtora BioWare.

Publicidade

RENOVAÇÃO ESTÉTICA E MECÂNICA

A renovação oferecida pela Legendary Edition foi especialmente boa para o primeiro Mass Effect, um jogo lançado originalmente em 2007 e que envelheceu rapidamente - e não muito bem. Nesta nova edição, o game ganha controles mais modernos similares aos dois jogos seguintes, um sistema de direção decente e gráficos em 4K, além de pequenos ajustes cosméticos que deixam seus cenários mais vivos e instigantes.

Entre os ajustes mecânicos, se destaca o fim das restrições de tipos de armas por classe de personagem, uma interface mais moderna e, sério, os controles do veículo Mako. Quem pegar Mass Effect para jogar hoje, sem nunca ter experimentado o jogo no passado, não conseguirá imaginar como era terrível pilotar o veículo.

A ação do Mass Effect original está mais próxima de Mass Effect 2, principalmente na hora dos tiroteios, com um sistema de mira mais suave, que não esconde o fato de ser um RPG e não um jogo de tiro, mas consegue deixar todas as armas disponíveis mais utilizáveis desde o início.

Publicidade

Em comparação com o primeiro jogo, Mass Effect 2 e 3 passaram por menos mudanças, e nem precisavam. Os dois estão entre os melhores jogos da geração PS3 e Xbox 360, e a renovação gráfica destaca isso. As espécies alienígenas e mesmo alguns personagens humanos, como Miranda, estão mais naturais. As armaduras dos personagens são mais brilhantes e é possível perceber melhor suas dobras e encaixes.

Os três jogos contam com um novo sistema de progressão, que exige menos 'grinding' do jogador. Claro, você vai querer jogar de novo para fazer escolhas diferentes e adotar uma postura mais "do bem" (Paragon) ou "do mal" (Renegade). Mas não precisa fazer isso apenas para alcançar o nível máximo do personagem.

Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

Nem tudo mudou e alguns personagens ainda apresentam trejeitos esquisitos e movimentos um pouco bizarros. Os jogos não foram refeitos, foram remasterizados. Mas de forma geral, a trilogia ganhou melhorias o bastante para poder ser experimentada por uma nova geração de jogadores - ou rejogada sem medo pelos fãs das antigas.

Também vale notar que a EA, publisher do game, perdeu uma grande oportunidade de finalmente incluir legendas e textos em português nos três jogos. Mass Effect tem muito texto, muita informação e decisões importantes tomadas em diálogos o tempo todo. A ausência de legendas em nosso idioma acaba alienando muitos jogadores.

Publicidade

CONTEÚDO EXTRA

A coletânea vem com muito conteúdo extra, quase todas as DLCs lançadas para a série, com exceção da expansão The Pinnacle Station - o código original foi perdido pela produtora - e o modo multiplayer, que foi deixado de fora pela BioWare, por enquanto.

Além da vantagem óbvia do jogo oferecer várias DLCs, que é mais conteúdo e horas de jogo, essas aventuras adicionais conectam um jogo no outro em muitos casos, permitindo uma experiência mais completa e uma imersão maior na história de Shepard e da tripulação da Normandy. Uma das melhores partes de Mass Effect é justamente uma dessas expansões, Citadel, que serve com um grande "reunion" dos personagens antes do derradeiro final da trilogia.

Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

AVENTURA INESQUECÍVEL

A trilogia Mass Effect e seu protagonista, Comandante Shepard, seguem entre as melhores histórias já contadas em formato de videogame, e entre os melhores jogos do gênero. Há quem não tenha gostado da conclusão da saga quando Mass Effect 3 foi lançado. Eu sempre discordei disso. Os momentos emocionantes, grandes decisões e atos de heroísmo durante a jornada são muito maiores e inesquecíveis.

Jogar essa aventura novamente, ou ter a chance de experimentá-la pela primeira vez, em sua melhor forma, é uma experiência obrigatória para todos os fãs de RPG.

Publicidade
Mass Effect: Legendary Edition - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Mass Effect: Legendary Edition está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
TAGS
Curte games e e-sports? Acompanhe todas as novidades no Game On!
Ativar notificações