5 grandes ‘games’ de detetive para você investigar

Conheça cinco games que farão você despertar seu lado investigativo

3 dez 2015 - 10h00

Nem sempre a solução para um problema é óbvia, e os games de detetive são os que melhor provam isso. Donos de cenários detalhados e de tramas complexas, cheias de reviravoltas, os jogos do gênero são quase sempre desafiadores. E por isso separamos aqui cinco dos melhores videogames lançados recentemente. Confira a seguir.

Grim Fandango

Publicidade
Manny Calavera é o protagonista neste clássico absoluto dos games de detetive
Manny Calavera é o protagonista neste clássico absoluto dos games de detetive
Foto: LucasArts / Divulgação

Um clássico absoluto, o adventure aponte-e-clique Grim Fandango foi lançado ainda em 1998 pela LucasArts, o estúdio fundado por ninguém menos que George Lucas, criador de Star Wars. O universo em que está situado o protagonista Manny Calavera não tem nada de espacial, no entanto, a inspiração para a Terra dos Mortos vem da cultura asteca, e a temática é toda baseada no feriado mexicano Día de Los Muertos. No papel do personagem (que começa o game como uma espécie de agente de viagens), o jogador precisa investigar uma conspiração envolvendo seu chefe e o destino dos recém-chegados ao submundo. Se você não tem a versão original para PCs, fique tranquilo: o estúdio Double Fine lançou o game remasterizado neste ano e com direito a versões para PC, PS4 e PS Vita.

Sam & Max Season One: Sam & Max Save the World

Um coelho e um cachorro de terno são os investigadores neste jogo
Foto: Telltale Games / Divulgação

Se uma caveira detetive é algo inusitado, o que dizer de uma dupla formada por um cachorro de terno e gravata e um coelho nu? Pois esses são Sam e Max, investigadores particulares que precisam resolver diversos mistérios para salvar o mundo na primeira temporada de seu game mais recente. A jogabilidade é similar à do game de Manny Calavera, o que significa que o jogador terá que explorar a fundo cada cenário em busca de pistas e itens importantes. O jogo, que teve capítulos lançados entre 2006 e 2007, ganhou uma versão completa em 2007 para PCs, 2009 para Xbox 360 e 2008 para Wii.

Heavy Rain

Publicidade
Heavy Rain é praticamente um filme de investigação interativo
Foto: Sony / Divulgação

Conhecido por ser praticamente um filme interativo, Heavy Rain conta a história de quatro personagens “assombrados” por um assassino em série chamado Origami. As ações do jogador são basicamente limitadas a opções apresentadas na tela, e a história é contada através do ponto de vista do quarteto de protagonistas – que são controlados de forma alternada. As decisões tomadas no decorrer no game afetam diretamente no final, e é possível terminar o jogo de diversas formas. O Heavy Rain está disponível apenas para PS3.

L.A. Noire

As expressões faciais dos personagens mudam, caso eles estejam mentindo
Foto: Rockstar / Divulgação

Publicado pela Rockstar, a mesma empresa por trás de GTA, o game de detetive tem um visual bem mais noir do que o dos outros games da marca. Isso porque a história se passa no fim da década de 40, e o protagonista é o veterano da segunda guerra Cole Phelps. Agora policial e investigador, o personagem precisa crescer no emprego novo enquanto tenta gerenciar a própria vida e descobrir o que aconteceu com seus ex-companheiros de combate, que estão sendo brutalmente assassinados. Um dos destaques do jogo é o detalhamento nas expressões faciais dos personagens, que mudam caso eles estejam mentindo. L.A. Noire ganhou versões para PC, Xbox 360 e PS3.

The Wolf Among Us

No papel do Lobo Mau, você precisa investigar os assassinatos que estão assombrando as fábulas
Foto: Telltale Games / Divulgação

Baseado em uma história em quadrinhos, o game da Telltale foi dividido em cinco capítulos, cada um contando uma parte da trama que envolve versões atualizadas de fábulas conhecidas. O protagonista é o Lobo Mau, que veio para o mundo real junto com outros personagens de contos de fadas. Tentando ser bom e deixar o passado negro para trás, o Lobo Grande e Mau assume o cargo de xerife no condomínio onde quase todos eles vivem, localizado na periferia de Manhattan. Cabe a ele, então, investigador e resolver os assassinatos que começaram a assolar o conturbado mundo das fábulas. O jogo tem versões para PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3, PS Vita, iOS e Android.

Fonte: Dialoog Comunicação
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se