Tetracampeão da Volta da França, Chris Froome é pego no doping

13 dez 2017 - 09h24
(atualizado às 11h03)

O britânico Chris Froome, um dos principais ciclistas da atualidade, foi pego no exame antidoping. A informação foi confirmada em comunicado oficial da UCI (União Internacional de Ciclismo, na sigla em inglês) desta quarta-feira.

De acordo com o informe, a substância irregular encontrada no organismo do atleta foi o Salbutamol, superando a marca de 1000 ng/ml, número minimo para ser considerado como doping. O teste no qual Froome foi pego ocorreu durante a Volta da Espanha, em setembro.

Publicidade

A contraprova confirmou a substância no corpo do britânico e, a partir de agora, a UCI está dando seguimento aos procedimentos conforme as regras do sistema antidoping da entidade. Chris foi notificado ainda no dia 20 de setembro sobre o caso.

Nos últimos anos, o ciclista vinha sendo um dos principais nomes da modalidade. Ele foi campeão da Volta da França quatro vezes (2013, 2015, 2016 e 2017), além de ter vencido a Volta da Espanha neste ano, justamente na competição em que foi flagrado.

Nenhuma punição prévia foi dada a Froome. Segundo a UCI, os códigos de doping não preveem suspensão provisória por conta do uso de Salbutamol. Assim, enquanto não houver decisão sobre a situação, o britânico está liberado para competir.

A organização da Volta da Espanha também se manifestou nas redes sociais, com nota oficial. Pedindo prudência e esperando as resoluções da União Ciclística, o evento não anunciou nenhum tipo de decisão no momento.

Publicidade
Gazeta Esportiva
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações