O espanhol Carlos Alcaraz comemorou uma vitória suada nesta terça-feira, 11, no ATP Finals, em Turim, na Itália. O número 1 do mundo superou o americano Taylor Fritz por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(2), 7/5 e 6/3, garantindo o segundo triunfo consecutivo na fase de grupos e a liderança isolada do Grupo Jimmy Connors.
"Foi apertado. Senti que estava correndo mais do que ele, me esforçando mais do que ele. Fiquei muito aliviado depois da vitória por tudo que passei fisicamente. Estou muito feliz por ter encontrado uma maneira de voltar e explorar suas fraquezas", analisou o espanhol.
O atual líder do ranking do ATP destacou o cansaço após o confronto intenso, que teve uma duração total de 2 horas e 48 minutos, mas celebrou o alto nível apresentado em quadra pelos dois tenistas.
"Estou realmente muito feliz. Exausto, para ser sincero, mas muito feliz por ter conseguido voltar e encontrar meu bom tênis. Tentei aproveitar ao máximo as oportunidades que ele me deu. Acho que jogamos um tênis incrível, com ótimos pontos e excelente nível físico e técnico. Foi muito intenso, muito disputado", falou.
Alcaraz ainda apontou o momento decisivo do duelo, quando conseguiu a quebra no fim do segundo set: "No 6-5 quando consegui breakpoints, aproveitei essa oportunidade e acho que foi o ponto de virada. Ganhei confiança, mantive-me forte mentalmente e joguei muito bem. Então, estou realmente feliz por ter aproveitado a oportunidade, aquela pequena chance que tive no segundo set, e acho que tudo correu a meu favor depois daquele momento".
Aos 22 anos, Alcaraz pode encerrar o ano como líder do ranking da ATP já nesta quarta-feira, 12. O posto será confirmado se o italiano Jannik Sinner perder para o alemão Alexander Zverev. Uma vitória do espanhol sobre o italiano Lorenzo Musetti na quinta-feira, 13, também garantirá matematicamente o número 1.