São Paulo apaga fantasmas do passado e vai às quartas da Libertadores

Tricolor bateu o Atlético Nacional, da Colômbia, nos pênaltis

19 ago 2025 - 23h49
(atualizado às 23h58)
Resumo
São Paulo venceu o Atlético Nacional nos pênaltis após empate no tempo normal e avançou às quartas de final da Libertadores, com destaque para a emoção e o apoio de mais de 57 mil torcedores no Morumbi.
André Silva comemora gol que abriu o placar para o São Paulo
André Silva comemora gol que abriu o placar para o São Paulo
Foto: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O São Paulo está nas quartas de final da Copa Libertadores da América. Com requintes de emoção, o time comandado por Hernán Crespo bateu o Atlético Nacional, da Colômbia, nos pênaltis após empate sem gols em Medellín e 1 a 1 na noite desta terça-feira, 19, no Morumbis, e garantiu um lugar entre os oito melhores times do continente.

Mais do que classificar, a vitória por 4 a 3 nos pênaltis serviu para o Tricolor Paulista exorcizar fantasmas do passado. Contra o mesmo Atlético Nacional, os brasileiros caíram nas semifinais da Libertadores de 2016, na última grande campanha do time na competição.

Publicidade

Se não bastasse o que aconteceu há nove anos, o apito final do tempo regulamentar também trouxe uma lembrança recente ao são-paulino: a eliminação nos pênaltis para o Athletico-PR nas oitavas de final da Copa do Brasil, há 13 dias, e a queda para o Botafogo há um ano, na Libertadores.

Sem os pesadelos do passado e com a vaga garantida ans quartas de final, o São Paulo agora aguarda o vencedor do duelo entre LDU, do Equador, e Botafogo, marcado para esta quinta-feira, 21. Na ida, no Estádio Nilton Santos, os brasileiros levaram a melhor por 1 a 0.

Como foi a classificação do São Paulo sobre o Atlético Nacional

Empurrado por mais de 57.559 torcedores, os donos da casa, por um instante, pareceram querer um jogo bem diferente do visto na ida. Ainda no primeiro minuto, André Silva recebeu pela esquerda e cruzou para Rodriguinho trabalhar a jogada com Cédric Soares, que bateu em cima da marcação.

Torcida recebe elenco do São Paulo com festa
Video Player

Se a primeira tentativa foi frustrada, a segunda teve bola na rede. Já no escanteio, Cédric cruzou, Alan Franco desviou e André Silva guardou para colocar fogo no Morumbis.

Publicidade

Passada a pressão inicial que resultou em gol para o São Paulo, os colombianos começaram a entrar mais na partida, principalmente pelo lado esquerdo de Marlos Moreno. Apesar da pressão, as jogadas do primeiro tempo pouco se converteram em chances claras.

Assim como acabou a primeira etapa, o Atlético Nacional voltou ligeiramente melhor do intervalo. Enquanto os são-paulinos pareciam desligados dentro de campo, os visitantes cresciam a cada minuto. 

O momento de animação do torcedor tricolor no começo do segundo tempo ficou pela entrada de Lucas no lugar de Rodriguinho. O camisa 7 foi bastante ovacionado pelo estádio. 

O craque, porém, pouco fez em seus primeiros minutos dentro de campo e foi o lado colombiano que sorriu. Aos 19, Alfredo Morelos recebeu passe de Marino Hinestroza e foi derrubado na área. 

Publicidade

Após checagem no VAR, o árbitro argentino Maximiliano Ramírez assinalou pênalti. Na marca da cal, o São Paulo não teve a mesma sorte das duas cobranças perdidas por Edwin Cardona no jogo de ida e Morelos bateu sem chances para Rafael. 

Morelos comemora gol do Atlético Nacional contra o São Paulo
Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF/AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Na comemoração, Cardona se envolveu em confusão com Nahuel Ferraresi e foi expulso pelo segundo cartão amarelo. O venezuelano do São Paulo também foi advertido.

Com um a mais, o São Paulo ficou mais agudo com a entrada de Ferreirinha no lugar de André Silva, então destaque do primeiro tempo. Já aos 37, o camisa 11 recebeu de Lucas na entrada da área e bateu colocado, por cima do gol de David Ospina.

Na sequência, um bate-rebate após chute de Luciano quase terminou com bola no gol de Ospina, mas ficou só no quase. Mesmo com a vantagem numérica, o São Paulo não furou a defesa colombiana e a partida foi para os pênaltis.

Publicidade

Atlético Nacional

  • Mateus Uribe: Rafael defendeu
  • Jorman Campuzano: marcou
  • Morelos: marcou
  • William Tesillo: marcou
  • Marino Hinestroza: na trave

São Paulo

  • Lucas: marcou
  • Marcos Antônio: na trave
  • Luciano: marcou
  • Enzo Diaz: marcou
  • Cédric Soares: marcou
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se