"Rei dos passes", São Paulo cria pouco e finaliza mal; veja números

6 set 2013 - 11h07
(atualizado às 13h30)
<p>São Paulo domina a posse de bola na Série A, mas cria poucas chances claras e é um dos piores finalizadores</p>
São Paulo domina a posse de bola na Série A, mas cria poucas chances claras e é um dos piores finalizadores
Foto: W Correia Neto / Gazeta Press

O São Paulo atravessa uma das maiores crises de sua história e convive com o risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Em 18º lugar na tabela, a equipe tricolor soma apenas quatro vitórias e 17 gols marcados em 18 jogos. E a clara dificuldade em balançar as redes dos adversários é ainda mais preocupante quando se analisam os números: apesar de ter um dos piores ataques, o time de Paulo Autuori é o "rei dos passes" na competição, mostrando falta de eficiência e objetividade. Os dados são do Footstats.

Tanto em média de passes trocados por jogo, passes certos por jogo ou posse de bola, o São Paulo é simplesmente o melhor time do Brasileiro. Ninguém fica com a bola tanto tempo quanto a equipe tricolor: são 367,1 passes corretos por jogo – 91,5% de acerto – e 17min03s de tempo com a bola em seu domínio. O que nasce a partir dessa posse de bola, porém, é bem menos animador.

Publicidade

A equipe é uma das piores para dar passes decisivos: tem apenas 9 assistências (0,5 por jogo), enquanto, em média, somente 10 passes por jogo criam possibilidade de finalização – o 15º pior desempenho da Série A. Os números mostram que o São Paulo controla e roda bem a bola, aproveitando o estilo cadenciado de jogadores como Jadson e Ganso, mas tem dificuldade para converter o domínio territorial em oportunidades de gol.

As finalizações são outro martírio para o clube. Apesar de criar poucas chances claras com passes incisivos, o São Paulo ainda é o 7º time que mais chuta a gol – são 12,7 finalizações por jogo. Mas a média de acerto é péssima: somente 34,2% dessas tentativas chegam ao alvo adversário (16ª pior marca da Série A), e o time leva 13,4 finalizações para fazer um gol (18º pior marca, melhor só que Flamengo e Náutico). A falta de pontaria dos atacantes também tem atrapalhado na briga contra a crise.

Rogério Ceni perde mais um pênalti e não evita derrota
Video Player

O curioso é que, mesmo com a péssima posição na tabela, o São Paulo ainda consegue destaque em vários outros quesitos. É o terceiro time que mais sofre faltas (18,8 por jogo), o segundo com mais escanteios (6,2 por jogo), o terceiro em dribles certos (11,4 por jogo) e também o quinto que mais desarma (23,1 por jogo). Números que mostram que há uma margem de melhora para evitar o primeiro rebaixamento da história do clube na elite nacional – mais especificamente, na objetividade e no aproveitamento do setor ofensivo.

Confira os números do São Paulo na Série A, de acordo com o Footstats

Publicidade

Passes

Média de 367,1 passes certos por jogo (91,5% de acerto) – 1º lugar

Média de 401,1 passes trocados por jogo – 1º lugar

Média de 17min03s de posse de bola por jogo – 1º lugar

Passes decisivos

9 assistências para gol (0,5 por jogo) – 17º lugar

180 passes que criaram finalizações (10 por jogo) – 17º lugar

Finalizações

Publicidade

228 finalizações (12,7 por jogo) – 7º lugar

78 certas (4,3 por jogo – 34,2%) – 16º lugar

13,4 finalizações para sair um gol – 18º lugar

Faltas recebidas

339 (18,8 por jogo) – 2º lugar

Escanteios

112 (6,2 por jogo) – 2º lugar

Dribles certos

Publicidade

206 (11,4 por jogo) – 3º lugar

Desarmes certos

416 (23,1 por jogo) – 5º lugar

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações