Lyanco, Caíque, Foguete ou Wellington? Ceni fecha lista hoje

3 mar 2017 - 08h43
(atualizado às 08h43)

Acabou o período de testes para Lyanco, Wellington, Caíque e Foguete. Nesta sexta-feira o São Paulo tem de encaminhar a lista final de atletas inscritos para defender a equipe no Campeonato Paulista e os quatro jogadores disputam a última vaga restante. O limite imposto pela Federação Paulista de Futebol é de 28 jogadores por clube. Lucas Pratto e Juciliei foram os últimos a integrar o grupo dos escolhidos por Rogério Ceni, que tem avaliado os concorrentes durante os treinamentos no CT da Barra Funda nas últimas semanas.

Das quatro opções, Foguete pode ser considerado a maior zebra. O fato do elenco já contar com Bruno e Buffarini para a lateral direita torna a escolha pelo atleta de 21 anos, que ainda sequer estreou no time profissional do São Paulo, muito difícil de ser feita.

Publicidade

Wellington é outra alternativa que deve acabar sendo preterida pelo treinador são-paulino. Aos 26 anos, o jogador briga com a concorrência de João Schmidt, Thiago Mendes, Jucilei e Cícero. Além disso, o jovem Araruna está cheio de moral com Rogério Ceni.

A concorrência, na prática, é entre Lyanco e Caíque. O zagueiro naturalmente é o favorito por ser um jogador mais experiente, vive uma fase de valorização, é disputado por Juventus e Atlético de Madrid, mas atua em uma posição onde Ceni já tem cinco opções (Maicon, Rodrigo Caio, Lugano, Breno, Douglas e Lucão). Fora isso, o defensor só voltou a treinar na última segunda-feira depois de 15 dias de folga por ter defendido a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20.

Por outro lado, Caíque é ainda apenas uma promessa das categorias de base, tem 19 anos e é mais um que nunca vestiu a camisa do São Paulo no time principal. Mas pesa a favor do garoto o fato de Rogério Ceni ter perdido David Neres e Junior Tavares ser a única opção para a lateral esquerda. No time sub-20, Caíque começou como lateral e terminou o ano passado como ponta pelo mesmo lado. Ou seja, o técnico poderia suprir duas carências de uma só vez. Desde o dia 17 de fevereiro, Caíque tem sido avaliado nos treinamentos.

"Trouxe o Caíque para avaliar. Apesar do Buffarini jogar nas duas, falta esse jogador (na esquerda)", explicou o comandante em entrevista coletiva concedida após a vitória sobre o São Bento. "Tem a Copa do Brasil e logo logo o Brasileiro, então, que ninguém caia no desânimo. É uma questão de opção, não profissional. A regra do Paulista é uma regra ingrata. Eu até agradeço a forma profissional como eles vêm tratando isso, mas numericamente foge do meu alcance", completou Rogério Ceni, à época, preparando terreno para possíveis atos de insatisfação.

Publicidade

Vale lembrar que ao fim da primeira fase, todos os clubes que disputam o Campeonato Paulista poderão trocar três jogadores inscritos por atletas que estão fora da lista final, esta com data limite para entrega nesta sexta.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações