Por doping, campeão olímpico de ciclismo é suspenso por dois anos

9 fev 2012 - 10h35
(atualizado às 10h38)

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) baniu por dois anos o ciclista Jan Ullrich, vencedor da Volta da França de 1997, e tirou dele o resultado da prova de 2005 (terceiro lugar) devido a doping sanguíneo. O CAS apontou que o alemão, 38 anos, aposentado desde 2007, estava "totalmente comprometido" com a rede de doping do médico espanhol Eufemiano Fuentes que foi exposta na Operação Puerto.

O CAS "chegou à conclusão de que Jan Ullrich se ocupou de pelo menos uma violação de doping sanguíneo, em uma violação às regras anti-doping", conforme informou o órgão.

Ullrich está banido do ciclismo até 21 de agosto de 2013 e todos os seus resultados a partir de maio de 2005 estão anulados. Assim, ele perderá o pódio conquistado na Volta da França de 2005, ganha pelo americano Lance Armstrong, e a vitória na Volta da Suíça de 2006. Na prova francesa de 2005, o espanhol Francisco Mancebo passará da quarta para a terceira posição.

Entretanto, o CAS rejeitou o pedido da União Ciclística Internacional (UCI) de impor um banimento perpétuo do esporte e anular todos os resultados do ciclista desde maio de 2002. O CAS disse que a suspensão de seis meses imposta ao alemão pelo uso de anfetaminas fora do período de competições, ocorrida em 2002, não é classificada como uma infração às leis anti-doping - duas punições por doping podem provocar o fim da carreira de um atleta.

Embora Ullrich esteja aposentado, a UCI queria o banimento para evitar que ele trabalhe novamente como um ciclista professional. O órgão que rege o ciclismo mundial apelou ao CAS devido à decisão do Comitê Olímpico Suíço de negar responsabilidade pelas acusações contra o alemão, que mora na Suíça. Com muito atraso, o CAS assumiu a competência do caso e elogiou "o volume, a consistência e o valor" das evidências apresentados pela UCI.

Ullrich, ligado em "múltiplas ocasiões" com as operações de doping de Fuentes, pagou ao médico 80 mil euros (R$ 183,2 mil) pelos serviços prestados, segundo o CAS. O DNA do ex-atleta bateu com o sangue encontrado na Espanha durante a operação que tornou pública em 2006 a rede de doping mantida por Fuentes.

O CAS expressou "surpresa" pelo fato de Ullrich não ter questionado a verdade das evidências contra ele em uma audiência ocorrida em agosto passado. A suspensão do alemão por dois anos começa a partir da data daquele julgamento.

Ullrich venceu a Volta da França em 1997 e foi cinco vezes vice-campeão da prova mais famosa do cicliso mundial. Em três oportunidades (2000, 2001 e 2003) ele ficou atrás do americano Lance Armstrong, heptacampeão do evento. O alemão ganhou uma medalha de ouro olímpica nos Jogos de Sydney 2000 na prova de estrada. Também na Austrália, ele faturou uma prata no contrarrelógio de estrada.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Jan Ullrich (à dir.) levou ouro na prova de estreada em Sydney; alemão está aposentado desde 2007
Jan Ullrich (à dir.) levou ouro na prova de estreada em Sydney; alemão está aposentado desde 2007
Foto: Getty Images
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações