Maria Clara Pacheco, de 22 anos, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Taekwondo, nesta sexta-feira (24), em Wuxi, na China, e colocou o Brasil no pódio 20 anos após o título inédito de Natália Falavigna.
Para se tornar campeã mundial, Maria Clara superou a sul-coreana Kim Yu-jin, que foi campeã olímpica em Paris, na categoria de até 57kg. Com 2 a 0 no placar, a brasileira levou a melhor na competição.
Número 1 no ranking mundial, Pacheco era considerada destaque no torneio desde o início. O favoritismo foi confirmado ao longo da competição, com vitórias nas cinco lutas que disputou e apenas um round perdido.
A segunda brasileira campeã mundial de taekwondo celebrou a conquista e agradeceu o apoio dos torcedores: "É uma emoção que não consigo explicar. É a primeira vez ganhando um título tão importante, e que era, realmente, o objetivo do ano. Então, estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que estavam na torcida", disse Maria.
Antes de levar a medalha de outro, Maria Clara chegou ao pódio do Mundial em 2023. A jovem atleta fazia sua estreia na competição e, naquela edição, levou o bronze.