"Inimigo brasileiro", Sonnen volta em grande estilo e desafia A. Silva

8 out 2011 - 23h13
(atualizado em 9/10/2011 às 00h04)

O polêmico lutador Chael Sonnen brilhou em seu retorno ao octógono do Ultimate Fighting Championship. Na noite deste sábado, o americano finalizou o compatriota Brian Stann no segundo round e reencontrou as vitórias depois de mais de um ano afastado por conta de uma suspensão por doping. E, depois da grande exibição no UFC 136, o "inimigo principal" dos brasileiros no evento dos irmãos Fertitta voltou a desafiar Anderson Silva pelo título dos médios.

"Anderson Silva você é um completo m.... Seria a principal revanche da história deste negócio que é o UFC. Estou te esperando no final de semana do Superbowl (5 de fevereiro). Se eu perder de você de novo eu deixo o UFC para sempre", afirmou o fanfarrão atleta, que conquistou uma má fama no País depois de hostilizar atletas como Lyoto Machida, os irmãos Nogueira e o próprio Anderson durante sua passagem por São Paulo - Sonnen chegou até a falar que feijoada era uma comida preparada com ingredientes encontrados em pet shops.

Enfrentando um dos "heróis americanos" do octógono, Sonnnen, que entrara em um combate pela última vez no dia 7 de agosto de 2010, justamente quando acabou finalizado por Anderson Silva, ignorou completamente o apoio ao adversário e dominou completamente o primeiro round. Valorizando suas características de ótimo wrestler, o polêmico lutador forçou o combate no solo e trabalhou no ground and pound para pontuar.

Em roteiro semelhante ao encontrado nos últimos combates antes da suspensão, o ex-desafiante de Anderson Silva castigou o rival durante os cinco minutos iniciais, anulando as principais características de trocação de Stann.

Poucos segundos depois do retorno para a segunda parcial, Sonnen ratificou o domínio no solo. Rapidamente, o combatente do Oregon controlou o ritmo da luta, mas sem apresentar a mesma agressividade. Contudo, com uma enorme pressão sobre o pescoço do rival, o "inimigo brasileiro" conseguiu encaixar um katagatame e finalizar o combate em grande estilo.

Depois de seis combates terminados somente por decisão dos juízes, o card principal do UFC 136 durou apenas 47s. Em confronto válido pela categoria dos leves, o americano Joe Lauzon precisou de menos de um minuto para finalizar o compatriota Melvin Guillard com um mata leão e obter a segunda vitória seguida no evento dos irmãos Fertitta. De quebra, o atleta de Massachusetts quebrou uma sequência de cinco triunfos do adversário.

Na sequência, o americano Nam Phan obteve a tão esperada revanche contra o compatriota Leonard Garcia, algoz durante o evento que comemorou o final do The Ultimate Fighter: Team St. Pierre vs. Team Josh Koscheck, em 4 de dezembro do ano passado. Em um combate atrativo e muito aberto, o atleta de família vietnamita controlou os dois primeiros rounds e obteve o triunfo por decisão unânime dos juízes (29/28, 29/28 e 29/28), em luta válida pela categoria dos penas.

Durante os dois primeiros rounds do segundo embate desta noite, Nam Phan conseguiu manter o controle do octógono no jogo em pé e acertar golpes contundentes sobre o adversário. Apostando em socos mais abertos altos e em golpes na região abdominal de Garcia. Com uma direita certeira, o esportista de origem vietnamita abriu um grande ferimento no rosto do rival e obteve mais uma vitória na parcial.

No round final, Leonard Garcia partiu para um jogo extremamente agressivo e aberto. Em um combate franco, Leonard Garcia provocou, abriu a guarda e conseguiu, enfim, incomodar o adversário gravemente. Com uma ótima sequência, o lutador do Texas balançou o rival, que precisou levar a luta ao solo para evitar o nocaute. O conservadorismo deu certo, e Phan obteve a sonhada revanche.

Chael Sonnen foi superior a Brian Stann e conseguiu vencer por finalização no segundo assalto
Chael Sonnen foi superior a Brian Stann e conseguiu vencer por finalização no segundo assalto
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se