Zagueiro brasileiro é pré-convocado para defender a Polônia na Copa: 'Muito perto desse sonho'

Curitibano Thiago Cionek, atualmente zagueiro do SPAL-ITA, está próximo de defender a Polônia na Copa do Mundo

11 mai 2018 - 18h40
(atualizado às 18h49)

Nesta sexta-feira, a Federação Polonesa anunciou a lista dos 35 jogadores pré convocados para a Copa do Mundo. Entre os nomes, aparece de um brasileiro. Trata-se do zagueiro Thiago Cionek, curitibano, de 32 anos, que é naturalizado polonês e atualmente joga no SPAL-ITA.

Thiago Cionek está na lista dos 35 nomes escolhidos na Polônia (FOTO: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP)
Thiago Cionek está na lista dos 35 nomes escolhidos na Polônia (FOTO: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP)
Foto: Lance!

A relação de Thiago Cionek com a Polônia vem de berço, já que é descendente de poloneses. Como jogador de futebol, foi em 2008 que ele se transferiu para atuar no Jagiellonia Bialystok-POL. Ele atuou no clube até 2012, quando se transferiu para o Padova-ITA. O atleta permanece no futebol italiano até hoje, mas desde 2014 passou a defender a Seleção Polonesa, convocado pelo técnico Adam Nawalka.

Publicidade

- Desde o começo, quando o treinador assumiu a Seleção, eu estive em todas as convocações. Disputei a Eurocopa, participei do elenco de todos os jogos das Eliminatórias. Por isso a expectativa é muito grande - comemora o zagueiro Thiago Cionek.

E a expectativa passou a se aproximar ainda mais da realidade nesta sexta-feira, com a divulgação dos pré convocados para a Copa do Mundo da Rússia.

- Hoje saiu a lista da Federação Polonesa com 35 nomes, dos quais 23 vão representar a Polônia na Copa do Mundo. Estou entre eles, estou muito feliz. Espero realmente estar entre os 23 que viajarão para a Rússia - afirma o esperançoso zagueiro.

A chance de disputar a Copa do Mundo é algo que parecia muito distante para Thiago Cionek. Principalmente se levar em conta o início de carreira dele, que foi no futebol amador de Curitiba.

Publicidade

- Comecei jogando no Vila Hauer, em Curitiba. Naquela época não imaginava como a carreira poderia se desenrolar e que eu chegaria perto de disputar uma Copa do Mundo. O objetivo naquela época era só chegar ao profissional, visto que eu não participava de nenhum dos grandes da capital (Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube), e jogava no futebol amador - relembra o defensor.

A convocação definitiva da Seleção Polonesa ocorrerá no dia 05 de junho, uma semana antes da estreia da Copa do Mundo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se