Vasco tem que manter aproveitamento das últimas seis rodadas para não cair

6 out 2015 - 08h11

Depois da exaustiva maratona de jogos entre agosto e setembro, o Vasco terá, enfim, dez dias para treinar e focar na campanhas de recuperação para as nove últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Sem perder há seis jogos, o Cruz-Maltino precisa alcançar a meta de 47 pontos para garantir a permanência na elite do futebol brasileiro, segundo as contas do matemático Tristão Garcia.

Nestas seis últimas rodadas, o aproveitamento do Vasco (77% ou quatro vitórias e dois empates) supera até o do líder Corinthians. Para chegar aos 47 pontos, pode até diminuir o desempenho para 74%, que continuaria superior ao da equipe paulista. De acordo com Tristão, o Cruz-Maltino tem boas chances de se livrar com 46 pontos, mas 45 a chance é mais remota.

Publicidade

Como a pontuação das equipes que brigam na parte de baixo da tabela está mais alta, o Vasco precisaria, nas nove últimas rodadas, de seis vitórias e um ou dois empates.

- Tem que perceber pelo primeiro fora (Coritiba, 33 prontos). Gostaria de dizer que com 40 pontos escapa, mas o primeiro fora já quase alcança isso com duas vitórias. O clube, para se safar, tem que fazer o máximo de pontos e ainda ter um pouco de sorte para que os adversários não pontuem - afirma Tristão.

Se não tivesse sofrido o gol no fim contra o Avaí, a situação do Vasco estaria mais tranquila. Apesar de os jogadores tentarem não pensar assim, o empate com os catarinenses ainda é lamentado.

- A tristeza é pelo resultado, pois estávamos com a vitória na mão. Aos 40 do segundo tempo levamos o gol de empate, mas alguns resultados nos ajudaram na rodada. Vamos trabalhar agora para fazer esse jogo decisivo contra a Chapecoense, em casa - disse Leandrão.

Publicidade

META: VENCER TODAS EM CASA E EMPATAR FORA

O técnico Jorginho e os jogadores do Vasco não se cansam de afirmar que o pensamento da equipe é jogo a jogo no Campeonato Brasileiro. No entanto, os discursos também apontam que existe, ao menos, um objetivo nas partidas como mandante e visitante. Foi o que disse o meia Nenê após o lamentado empate contra o Avaí, domingo, em Florianópolis.

– Nosso objetivo é tentar o máximo de pontos em cada jogo. Em casa, três pontos, e fora tentarmos não sair sem nada. O objetivo é jogar cada jogo como se fosse uma decisão para no final conseguirmos o livramento – explicou o meia vascaíno.

Se cumprir essa meta, o Cruz-Maltino termina o Brasileirão com 46 pontos, número que se não é o ideal, segundo o matemático Tristão Garcia – que prega 47 como o certo – deixa a equipe com boas chances de conseguir o milagre. Os jogos em casa até o fim são Chapecoense, Grêmio, Fluminense, Corinthians e Santos. Já os fora do Rio são diante de São Paulo, Palmeiras, Joinville e Coritiba.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações