Modric e Akinfeev superam traumas do passado e duelam nas quartas

Gol na disputa de pênaltis exorciza fantasmas do meia croata, que desperdiçou cobranças importantes anteriormente. Goleiro russo deixa frango de 2014 para trás e vira herói

7 jul 2018 - 06h01

Junho de 2008, Viena. Luka Modric, ainda novato, chuta para fora a primeira cobrança da disputa de pênaltis entre Croácia e Turquia, que terminou em classificação turca para as semifinais da Eurocopa.

Modric e Akinfeev vão duelar neste sábado, em Sochi - FOTOS: AFP
Modric e Akinfeev vão duelar neste sábado, em Sochi - FOTOS: AFP
Foto: Lance!

Junho de 2014, Cuiabá. O goleiro Akinfeev não consegue segurar o chute do sul-coreano Lee Keun Ho e leva o frango da Copa logo na estreia da seleção russa, que até conseguiu empatar aquela partida, mas acabou eliminada ainda na primeira fase.

Publicidade

Julho de 2018, Sochi. Os dois exorcizam seus fantasmas, estão nas quartas de final da Copa do Mundo e irão se enfrentar neste sábado, às 15h (de Brasília). Akinfeev foi herói ao fazer duas defesas na disputa de pênaltis contra a Espanha. Já Modric voltou a falhar em uma batida importante, nos instantes finais da prorrogação contra a Dinamarca, mas deu a volta por cima ao marcar o gol na disputa da marca da cal e foi muito exaltado pelos companheiros.

A Croácia não avançava às quartas de final de um torneio desde aquela Euro de 2008, quando caiu diante da Turquia. Na Euro de 2012 e na Copa de 2014, nem passou da primeira fase. Na Euro de 2016, levou um gol na prorrogação e perdeu para Portugal nas oitavas. Agora, o time comandado por Zlatko Dalic está prestes a igualar o feito da geração dourada comandada por Davor Suker, que chegou à semi em 1998, caiu diante da França e bateu a Holanda na disputa do terceiro lugar.

A Rússia, por sua vez, já fez história. Desde que deixou de jogar a Copa do Mundo como União Soviética, em 1994, o país jamais havia atingido as quartas de final. A URSS jogou a semifinal pela última vez na Copa de 1966, na Inglaterra, onde perdeu da Alemanha e ficou em quarto lugar.

Modric e Akinfeev têm a mesma idade, 32 anos, e estão disputando a Copa do Mundo pela segunda vez. Os dois também têm em comum o fato de serem os capitães de suas equipes.

Publicidade

O goleiro, que fez a carreira toda no CSKA (RUS), foi exaltado até pelos rivais após a façanha contra a Espanha. "O dia em que até os torcedores do Spartak amam Akinfeev" foi a publicação de um site russo no domingo, listando inúmeras postagens de fãs russos nas redes sociais. Craque do Real Madrid desde 2012, Modric provavelmente não consegue mobilizar a torcida do Barcelona. Mas um dos destaques da equipe blaugrana se rende a ele...

- Juntei os caras antes dos pênaltis (contra a Dinamarca) e disse a eles: "Luka já nos salvou muitas vezes, agora temos que dar algo em troca". A primeira coisa que nós falamos para ele depois (da cobrança convertida) foi: "Wow, incrível! Você tem colhões! - contou o meia Rakitic, ao jornal britânico The Telegraph.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se