Cesar Cielo nada abaixo do índice dos 50m livre no Finkel

Perto da aposentadoria, brasileiro pode fazer nesta terça-feira sua última prova no país.

28 ago 2018 - 15h10
(atualizado às 15h25)

Próximo da despedida das piscinas, Cesar Cielo deu um passo importante na manhã desta terça-feira para alcançar o objetivo principal da temporada, que é a classificação para o Mundial de piscina curta (25m), em Hangzhou, na China, em dezembro. Nas eliminatórias dos 50m livre do Troféu José Finkel, o campeão olímpico nadou para 21s08, abaixo do índice, e liderou as eliminatórias. As finais acontecem a partir das 18h, no Pinheiros, em São Paulo.

O nadador precisa ratificar o tempo abaixo de 21s29, marca estabelecida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), para assegurar presença na equipe brasileira que disputará o torneio na China, uma vez que tempos das eliminatórias não são considerados para qualificação. O Finkel, que se encerra nesta terça, é seletiva única para o Mundial.

Publicidade

- Todos já me viram chorando com a medalha olímpica e, hoje (domingo), estou chorando de novo aqui no José Finkel. Pode ser meu último Campeonato Brasileiro. Isso faz a gente pensar em tudo que passou para chegar aqui e bater na frente. É algo que mexe muito com o atleta - disse Cielo, em entrevista à TV CBDA, logo após vencer os 100m livre, no último domingo, sem atingir índice.

Além do veterano, Marcelo Chierighini (21s35), Leonado Alcover (21s54), Nicholas Santos (21s58), Pedro Spajari (21s63), Matheus Santana (21s65), Gabriel Santos (21s67) e Leonardo Schilling (21s83) avançaram à final.

No feminino, Etiene Medeiros, do Sesi-SP, foi a mais rápida nos 50m livre ao cravar 24s30. O índice é 24s94. No domingo, ela já havia batido o índice nos 50m costas.

Até segunda-feira, nove atletas já tinham alcançado a classificação para o Mundial pelo índice: Vinicius Lanza (200m borboleta e 200m medley), Luiz Altamir (200m borboleta e 200 m livre), Caio Pumputis (200m medley), Felipe Lima (50m peito), Guilherme Guido (50m costas e 100 m costas), Nicholas Santos (50m borboleta), Breno Correia (220m livre), Larissa Oliveira (100m livre) e Etiene (50m costas).

Publicidade

A CBDA estabeleceu que, além dos índices por tempo, também estarão qualificados os nadadores com melhores índices técnicos obtidos no Finkel.

Cesar Cielo pode fazer despedida das competições no Brasil no Troféu José Finkel (Foto: Divulgação)
Cesar Cielo pode fazer despedida das competições no Brasil no Troféu José Finkel (Foto: Divulgação)
Foto: LANCE!
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se