Guadalajara libera carriles, mas pede colaboração de motoristas

6 out 2011 - 16h44
(atualizado às 22h46)

Tanto quanto o trânsito em si, os carriles pan-americanos têm se transformado em uma grande dor de cabeça para a cidade de Guadalajara antes do Pan de 2011. Trata-se de uma iniciativa que separa uma pista de grandes avenidas da cidade para circulação de carros que estejam credenciados para as competições durante o mês de outubro. O corredor isolado vinha causando grande desconforto em motoristas da cidade, mas os responsáveis afirmam: o problema está resolvido.

Carros que circulavam na pista sem credencial estavam sendo multados. Os motoristas locais alegavam que o destacamento de uma faixa, ainda que estivessem auxiliando o deslocamento dos visitantes e funcionários, estava atrapalhando a circulação no restante das vias. E o problema logo chegou aos ouvidos do Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag) e das autoridades civis, que anunciaram uma mudança de planos.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, representantes do Copag avisaram que os carros não mais serão multados e que a passagem pelos carriles está liberada. Mesmo assim, pediram a colaboração dos motoristas da cidade durante a validade da medida.

"Os carros, como qualquer cidadão, podem circular. Mas convidamos para que todos sejam cidadãos e deixem passagem quando um carro pan-americano esteja passando", pediu Carlos Andrade Garín, diretor geral do Copag. "No Copag e na Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), não queremos que isso seja obrigatório. Se vemos um caminhão, vamos para o lado, como o fazemos normalmente com uma ambulância", completou.

Para que o trânsito da capital do estado de Jalisco e cidade-sede do Pan não se transforme em caos durante o evento, a Secretaria de Trânsito oferecerá quatro rotas especiais de transporte público para os locais de competição. Além disso, o órgão promete que, na manhã desta sexta-feira, a sinalização dos carriles nas avenidas já estará pronta.

Para estes projetos especiais, porém, também pede colaboração. "Que a sociedade mostre sua cortesia, e que todos possamos chegar ao Pan de maneira cordial", declarou Braulio Fernández, coordenador da área na Secretaria de Trânsito. As multas, por enquanto, fazem parte do passado. "Foram dois dias de testes que se fizeram, não serão necessariamente assim. Temos que fazer diversos exercícios", justificou José Ramón Salinas, diretor geral de comunicação da Polícia Federal.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

http://wap.terra.com.br/pan2011/

Allen Chahad
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara
Dirigentes dizem que problema com faixas exclusivas em Guadalajara está resolvido
Dirigentes dizem que problema com faixas exclusivas em Guadalajara está resolvido
Foto: Allen Chahad / Terra
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se