Nuzman se distanciava da CBF para 'preservar' sua imagem

6 set 2017 - 09h56

A operação de busca e apreensão em sua casa, na zona sul do Rio, e a retenção de seus passaportes pela Polícia Federal, por suspeitas de envolvimento num esquema de compra de votos para escolha do Rio como sede olímpica em 2016, deixaram o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, em situação delicada e constrangedora. Não há nada, por enquanto, que confirme sua participação no esquema de corrupção. Mas o dirigente acaba de se igualar ao grupo do qual sempre fez questão de se distanciar – seus colegas da CBF.

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman chega para depor na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta terça-feira (5).
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman chega para depor na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta terça-feira (5).
Foto: José Lucena/Futura Press

Há vários anos, Nuzman se orgulhava internamente de não ver o COB e seus dirigentes no centro de escândalos de corrupção ou nem sequer investigados por supostos desvios. Fazia comentários reservados sobre isso toda vez que a cúpula da CBF surgia no noticiário com acusações de cometer atos ilícitos.

Publicidade

Seus auxiliares mais próximos também repetiam exaustivamente que a trajetória de Nuzman não tinha nada que ver, por exemplo, com a de Ricardo Teixeira, que dirigiu a CBF de 1989 a 2012, já foi investigado por três CPIs e está indiciado pela Justiça dos EUA desde 2015.

Baseavam-se, em parte, na biografia de Nuzman como esportista, um ex-atleta olímpico de vôlei e que fez carreira do outro lado da quadra como presidente da Confederação Brasileira de Voleibol no período em que as Seleções masculina e feminina ganharam notoriedade com títulos importantes.

Ao longo dos últimos anos, Nuzman chegou a repetir algumas vezes em conversas com jornalistas que o COB, apesar de receber dinheiro público, jamais havia se tornado alvo de uma investigação da Polícia Federal ou do Ministério Público. Fazia isso com alguma discrição, e sempre como contraponto à exposição da CBF em imbróglios com a justiça.

Ao mesmo tempo, Ricardo Teixeira e seus assessores apresentavam versões contrárias e afirmavam que em algum momento a corda ia arrebentar nas mãos dos dirigentes do COB. Como investigado, Nuzman agora integra o time de Teixeira e Marco Polo Del Nero, outro indiciado pela Justiça dos Estados Unidos sob acusação de receber propina em contratos de competições de futebol.

Publicidade
Legado olímpico no Brasil está longe de ser uma realidade
Video Player
Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se