Avaí surpreende, vence Goiás e deixa lanterna

15 jul 2009 - 21h26
(atualizado às 22h28)

O Avaí deu seu primeiro sinal de reação no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o time foi a Goiânia, fez grande exibição e venceu o Goiás por 2 a 0. O resultado tira o time da lanterna da competição, com 10 pontos. Já o Goiás permanece com 14, na zona intermediária.

» Veja fotos da partida

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela completa

O Goiás esteve irreconhecível em campo durante boa parte do jogo. O time rápido e incisivo se transformou em uma equipe burocrática, que utilizava pouco as laterais e errava muitos passes. O Avaí, mesmo em má fase, manteve uma postura consciente em campo, aproveitando-se dos contra-ataques.

Assim, a equipe treinada por Silas conseguiu as melhores chances no primeiro tempo. Antes, porém, o Goiás teve dois gols anulados no começo, ambos por impedimento.

O time catarinense chegou com facilidade ao gol de Harlei, que evitou um resultado pior para o Goiás. Aos 24min, ele salvou o time goiano em dois lances seguidos. No primeiro, Harlei saiu do gol antes da chegada de Marquinhos. Na sequência, Muriqui chutou colocado e exigiu outra excelente defesa do goleiro.

O Goiás não conseguia se impor mesmo jogando no Serra Dourada. Os erros tiveram um preço alto. Logo no início do segundo tempo, aos 3min, Muriqui invadiu a área e chutou "errado", sem força. A bola enganou Harlei, que não conseguiu fazer a defesa.

O técnico Hélio dos Anjos colocou seu time mais à frente, lançando o meia Rafinha. E foi ele quem criou a melhor oportunidade do Goiás, acertando um belo chute no travessão. Em outra chance, Felipe exigiu bela defesa de Eduardo Martini.

Esses foram os dois únicos alentos para a torcida goiana. Durante toda a segunda etapa, o Avaí foi soberano e coroou a grande atuação aos 44min, com um gol do atacante Roberto, que chutou, pegou o rebote de Harlei e completou para as redes.

Ficha Técnica

Gols

Goiás:

Avaí: Muriqui, aos 3min do 2º tempo e Roberto, aos 44min do 2º tempo.

Ponto Forte do Goiás

Harlei, que salvou o time de uma derrota mais elástica

Ponto Fraco do Goiás

Erros excessivos de passe no meio-campo

Ponto Forte do Avaí

O time soube controlar o jogo e foi sempre perigoso nos contra-ataques

Ponto Fraco do Avaí

Poucas jogadas pelas laterais do campo, com Eltinho e Michel

Personagem do jogo

Muriqui, autor de um gol e articulador das principais jogadas

Esquema Tático do Goiás

3-5-2

Harlei, Valmir Lucas, Leandro Euzébio e Ernando; Douglas (Jael), Amaral (Anderson Gomes), Ramalho, Felipe Menezes (Rafinha) e Júlio César; Bruno Meneghel e Felipe.

Técnico: Hélio dos Anjos

Esquema Tático do Avaí

4-4-2

Eduardo Martini, Michel (Luís Ricardo), Rafael, Augusto e Eltinho; Marcos Winícius, Léo Gago, Marquinhos e Ferdinando; Muriqui (Roberto) e William (Caio).

Técnico: Silas

Cartões Amarelos

Goiás: Bruno Meneghel, Valmir Lucas e Anderson Gomes

Avaí: Marquinhos e Ferdinando

Árbitro

Héber Roberto Lopes (PR)

Felipe, artilheiro do Goiás no Brasileiro, teve atuação apagada
Felipe, artilheiro do Goiás no Brasileiro, teve atuação apagada
Foto: Carlos Costa / Futura Press
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações