URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Qatar supera a Jordânia e conquista o bicampeonato da Copa da Ásia

O atacante Afif, em três cobranças de pênaltis, marcou os três gols do time da casa.

10 fev 2024 - 14h22
(atualizado às 14h22)
Qatar venceu e garantiu o título
Qatar venceu e garantiu o título
Foto: Lintao Zhang/Getty Images / Esporte News Mundo

Pela decisão da Copa da Ásia, o Qatar, anfitrião do torneio, enfrentou a Jordânia no Lusail Stadium, palco da final da Copa do Mundo de 2022. Em um jogo bastante disputado, mas em que o Qatar esteve em vantagem na maior parte do tempo, a equipe da casa venceu por 3 a 1 e ficou com o título. Afif marcou três vezes, enquanto Al-Naimat descontou.

Empurrado pela torcida e com um elenco melhor, o Qatar tomou a iniciativa desde os primeiros minutos, principalmente acionando Almoez Ali no comando de ataque. A Jordânia, por sua vez, pouco conseguia criar jogadas, que na maioria das vezes passava pelos pés de Al Tamari.

Publicidade

Aos 19 minutos de jogo, Afif foi lançado pelo setor esquerdo, invadiu a área, mas foi derrubado por Abdallah Mousa e a arbitragem marcou pênalti. O próprio Afif bateu de perna direita e mandou no canto direito do goleiro Abu Laila, que foi na bola e não alcançou: Qatar 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Qatar seguia em cima da seleção da Jordânia em busca do seu segundo gol no jogo. No entanto, o marcador não se alterou mais na primeira etapa e a Jordânia pouco teve oportunidades para marcar.

Na volta para o segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações e o panorama do jogo também pouco se alterou. O Qatar seguia melhor e em vantagem dentro da partida. No entanto, a seleção da Jordânia vinha conseguindo encontrar seus espaços.

O empate veio aos 22 minutos. Depois de jogada pela direita de ataque, a bola foi cruzada na área para Al Naimat. O atacante dominou com a perna direita, ajeitou o corpo e bateu forte de perna esquerda no cantinho para garantir a igualdade no placar: 1 a 1.

Publicidade

Não demorou muito e, seis minutos depois, o Qatar voltou a ficar em vantagem. Após nova penalidade, Afif novamente foi para a cobrança, mandou no canto direito do goleiro e garantiu o segundo gol: Qatar 2 a 1. Já nos acréscimos, Afif marcou mais uma vez de pênalti e fechou o placar para o time da casa: 3 a 1.

Com a vitória, o Qatar conquistou a Copa da Ásia pela segunda vez, sendo também a segunda de maneira consecutiva. A Jordânia segue sem títulos da competição. O maior vencedor é o Japão, que já venceu a Copa da Ásia em quatro oportunidades.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se