URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Kane perde pênalti, e França vence Inglaterra para avançar à semifinal da Copa do Mundo

10 dez 2022 - 18h19

Segue vivo o sonho do tricampeonato francês. Neste sábado, a França venceu a Inglaterra por 2 a 1 e garantiu classificação para a semifinal da Copa do Mundo. O jovem Tchouaméni e o artilheiro Giroud anotaram os gols da seleção francesa. Já Harry Kane teve a chance de sair como herói, ao anotar o gol inglês, mas mandou para fora o pênalti que levaria o confronto à prorrogação.

Com o resultado, os franceses seguem em busca do segundo título consecutivo da Copa do Mundo e o terceiro de sua história. Já os ingleses se despedem da competição nas quartas de final, com campanha inferior ao Mundial de 2018, quando foi eliminada nas semifinais.

Publicidade

Na próxima fase, a França encara o Marrocos, que surpreendeu Portugal e se classificou para a semifinal. O duelo entre as seleções por uma vaga na grande final acontece na próxima quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Al Bayt.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as equipes lutando pela posse de bola nos minutos iniciais. A primeira grande oportunidade foi francesa. Aos 10 minutos, Giroud colocou o goleiro Pickford para trabalhar e quase abriu o placar. Aos 16 minutos, porém, o arqueiro inglês não conseguiu defender a finalização de Tchouaméni, que colocou a França em vantagem ao anotar um belo gol de fora da área.

Aos poucos, a Inglaterra cresceu na partida em busca do empate. As melhores chances vieram com Harry Kane. Aos 21, ele invadiu a área pelo lado direito, mas viu Lloris sair nos seus pés para afastar o perigo. Pouco depois, aos 28, ele finalizou firme da entrada da área, e o goleiro francês fez outra grande defesa para impedir o gol inglês.

Depois disso, porém, as oportunidades diminuíram para os dois lados. A Inglaterra tinha o controle da posse de bola, mas parava no sistema defensivo francês. Do outro lado, a França buscava o segundo gol nos contra-ataques.

Publicidade

Segundo tempo

Depois do intervalo, as equipes voltaram sem alterações, mas a Inglaterra entrou em campo com mais volume ofensivo. Logo no primeiro minuto, Bellingham forçou outra grande defesa de Lloris.

O empate veio aos 8 minutos, depois que o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti de Tchouaméni em Bukayo Saka. Na cobrança, Harry Kane bateu forte e cruzado para igualar o marcador.

A França quase voltou a liderar o placar no minuto seguinte, quando Rabiot finalizou para boa defesa de Pickford. Contudo, a Inglaterra foi quem seguiu melhor e ficou mais perto do gol da virada. Aos 24 minutos, o zagueiro Maguire quase deixou o dele de cabeça, após cobrança de falta lateral, mas a bola saiu triscando a trave.

Os franceses só voltaram a chegar com perigo aos 31 minutos, quando Giroud pegou a sobra dentro da área e finalizou de voleio, mas Pickford fez grande defesa e mandou para escanteio. Após a cobrança, Griezmann cruzou na cabeça de Giroud, que cabeceou para colocar a França em vantagem novamente.

Publicidade

Os ingleses tiveram a oportunidade de empatar a partida mais uma vez pouco tempo depois, aos 36 minutos, depois que a arbitragem assinalou pênalti em Mason Mount após checagem na cabine no VAR. Na cobrança, porém, Harry Kane pegou muito forte na bola e mandou por cima do gol.

Os minutos finais foram de grande tensão, com a Inglaterra em busca do empate a qualquer custo. A defesa francesa, porém, conseguiu conter os avanços do adversário, vencendo os duelos aéreos nas bolas cruzadas. A última grande oportunidade inglesa veio em cobrança de falta de Marcus Rashford, que bateu com categoria, mas a bola passou perto do travessão e foi para fora.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA 1 X 2 FRANÇA

Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor (QAT)

Data: 10 de dezembro de 2022, sábado

Publicidade

Horário: às 16h (de Brasília)

Árbitro: Wilton Sampaio (BRA)

Assistentes: Bruno Boschilia (BRA) e Bruno Pires (ARG)

VAR: Mohammed Abdulla (EAU)

Cartões amarelos: Maguire e Henderson (Inglaterra); Théo Hernández, Griezmann e Dembélé (França)

Gols: Tchouaméni, aos 16 do 1T e Giroud, aos 32 do 2T (França); Harry Kane, aos 8 do 2T e (Inglaterra)

INGLATERRA: Pickford; Walker, Stones (Grealish), Maguire e Luke Shaw; Henderson (Mount), Declan Rice e Bellingham; Bukayo Saka (Sterling), Harry Kane e Phil Foden (Rashford).

Publicidade

Técnico: Gareth Southgate.

FRANÇA: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé (Coman), Griezmann e Mbappé; Giroud.

Técnico: Didier Deschamps.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se