Leonardo J. fala sobre eficácia nas finalizações: "Há dias que vamos ser mais e dias que vamos ser menos"

Treinador também destacou a qualidade de Plata

26 abr 2026 - 23h33
(atualizado às 23h33)
(Photo by Wagner Meier/Getty Images)
(Photo by Wagner Meier/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

O Flamengo venceu o Atlético-MG pelo placar de 4 a 0, na Arena MRV e segue na vice-liderança do Campeonato Brasileiro 2026. Com gols de Pedro, Plata e Arrascaeta, o Rubro-Negro termina a 13ª rodada com 26 pontos e um jogo a menos.

Na coletiva de imprensa, Leonardo Jardim foi questinado sobre as críticas em relação a eficácia do time nas últimas partidas, onde muitas dessas chances não eram convertidas em gol. O portuguÊs destacou que a ideia principal do trabalho é criar e haverão momentos em que o time irá ser menos e mais produtivo nesse quesito.

Publicidade

"Em relação a essa situação, eu acabei por responder com o que aconteceu hoje. Nós criamos, fomos mais eficazes e acabamos por fazer quatro gols. Eu, como treinador, minha ideia é criar. Há dias que vamos ser mais eficazes e dias em que vamos ser menos eficazes. No outro jogo com o Vitória, a eficácia foi baixa, por isso só fizemos dois gols. Hoje acabamos por ser mais eficazes nas situações que criamos. Estou feliz com isso. Às vezes há jogos que, por um motivo ou outro, a bola não entra", ressaltou o técnico rubro-negro.

Gonzalo Plata foi um dos destaques da partida não só pelo gol, mas também pela criação e abertura de espaços no setores defensivos do Atlético-MG. O treinador foi relembrado sobre o ínicio conturbado do equatoriano. Ele elogiou a mudanças de postura e destacou a qualidade do atacante.

"Já falei anteriormente das qualidades do Plata e também da primeira fase que a integração dele não estava dentro daquilo que a gente pretendia. Desde o momento que ele integrou às ideias do grupo em termos de trabalho e de atitude, o talento está lá. Conheço o Plata desde os tempos de Sporting, é um jogador que já sigo e sei das qualidades. Sabia que tinha feito um gol extremamente importante aqui, queria falar do gol e também da atitude defensiva no jogo. Ajudou muito o Varela e isso foi importante para mantermos os corredores equilibrado. O Atlético é uma equipe que gosta de construir atras e atacar os corredores. Plata, Lino e depois o Araújo conseguiram esse equilíbrio", analisou o portugês. 

O Flamengo retorna a campo volta nesta quarta-feira (29), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Estudiantes, na Argentina.

Publicidade

OUTROS TRECHOS DA COLETIVA

Mental e futebol superior?

— Não posso falar por que o Hulk não jogou, porque eu não sei. Com certeza a estratégia do Atlético-MG era apresentar a melhor equipe. Acho que eles apresentaram uma equipe muito mais agressiva em termos de pressão, eles tentaram nos pressionar mais com os jogadores que jogaram na frente, quer o avançado quer com o miúdo que era do Flamengo, que fez um grande jogo, o Victor Hugo. Quando acabou o jogo, fui dar os parabéns para esse miúdo porque fez um grande jogo. Tentaram ser mais agressivos na nossa primeira fase de construção, algumas vezes nos criaram problemas, em outras conseguimos sair. E acabamos por construir o resultado e as finalizações dentro das nossas ideias de jogo e dentro dos nossos movimentos mais típicos nessa fase. Por isso, estou satisfeito. Mas não vou falar nunca da estratégia ou por que não jogou o Hulk.

Escolhas no meio

- Escolher eu tenho sempre que escolher, independentemente de quem esteja disponível ou não. Seja quem for iniciar ou aqueles que entram. Com certeza é importante termos todos disponíveis para termos mais soluções. Acredito no elenco e isso é dar oportunidades a aqueles que tinham menos chances para mostrarem seu trabalho e competência, por que estão aqui no Flamengo.

Vitória em pouco tempo de trabalho

- Para mim, o importante é a atuação da equipe, é a equipe que a gente propõe, a atitude que os jogadores têm com os adversários, no respeito aos times defensivos e também no respeito aquilo que são as nossas ideias. E jogar todos os jogos de forma a sair vencedor. Foi isso que fizemos. Depois, os resultados positivos e a sequência do trabalho… no futebol não existem troféus individuais, existem troféus coletivos. É para isso que trabalhamos e é nisso que estou focado.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações