MG: em treino aberto, uruguaios mostram confiança em taça

Torcedores viajaram 5 mil quilômetros desde sábado para acompanhar o treino do Uruguai em Sete Lagoas

10 jun 2014 - 16h17
(atualizado às 17h24)
<p>Uruguaios estão confiantes no título</p>
Uruguaios estão confiantes no título
Foto: Marcellus Madureira / Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra

Eles chegaram ao Brasil com a certeza do título uruguaio. Os jogadores sonham, mas os cinco torcedores que estão no treino aberto, na Arena do Jacaré, na tarde desta terça-feira, em Sete Lagoas, têm a certeza que vão para o Maracanã, no dia 13 de julho, na final do torneio, e conquistarão uma nova taça em terras brasileiras.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Publicidade

A alegria era visível em cada rosto. Nem mesmo os 5 mil quilômetros percorridos de sábado até esta terça-feira, de Montevidéu até Sete Lagoas, tiraram o ânimo e o sorriso dos cinco uruguaios que estão no Brasil acompanhando a seleção na Copa. Com uma faixa com a foto do gol salvador que deu o título ao Uruguai em 1950, eles fizeram a festa na porta da Arena do Jacaré.

A confiança está estampada em cada frase que eles falam – às vezes em português complicado, outras em espanhol mais lento. É o caso de Pedro Schinca, que mostrou cansaço pela longa jornada, mas alegria por estar bem perto dos craques de seu país.

“Somos cinco. Alias, quatro e meio”, brincou, olhando para o pequeno garoto. “Viemos direto para Belo Horizonte, depois vamos seguir viajando. E seguramente estaremos no Rio de Janeiro para acompanhar a final que não será contra o Brasil, pois vamos eliminá-los antes”, ressaltou.

O cansaço dos turistas, entretanto, não conseguirá parar o grupo. Eles seguem ainda nesta terça-feira para Fortaleza, onde esperam até o dia 14 de junho, data marcada para a estreia do Uruguai na Copa do Mundo contra a Costa Rica, às 16h (de Brasília). O grupo disse que não terá a oportunidade de ir a São Paulo para o jogo do Uruguai contra a Inglaterra, no dia 19. Mas, de Fortaleza, seguem direto para Natal, onde no dia 24 a seleção duela contra a Itália.

Publicidade

“Vamos direto para Fortaleza. Mas vamos pegar uma praia e descansar. Depois vamos para Natal e vamos ver as finais até o dia 13”, disse, aos risos, Schinca.

O viajante Eduardo Fosatti, que está no carro com os companheiros uruguaios, falou com convicção que o Uruguai conseguirá o terceiro título Mundial – 1930 e 1950 foram os dois primeiros. Ele acredita nos números para tentar manter sua fé na taça.

“Vamos ser os campeões. Brasil será eliminado. Vou te contar uma coisa: a final é no dia 13, no mês sete, no ano 14, às 16 horas. Some esses números e teremos 50, o ano que fomos os campeões aqui no Brasil. Pode ser uma senha, não sei. Casualidade ou não, é o destino. Uma coisa posso garantir: vou aproveitar o Brasil”, concluiu.

População de Sete Lagoas também comparece em peso a treino

Com Cavani, Uruguai desembarcou no Brasil na última segunda-feira
Foto: AFP

O treino aberto feito pela seleção do Uruguai, na tarde desta terça-feira, na cidade de Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, onde a equipe está se preparando, teve bom público. Entre convidados, torcedores, alunos da rede municipal de ensino, mais de 8 mil foram até a Arena do Jacaré e acompanharam a movimentação dos uruguaios em terras brasileiras.

Publicidade

Para muitos, esta talvez seja a única oportunidade de assistir a astros mundiais bem pertinho de casa. Como por exemplo para alunos de uma escola na zona rural de Sete Lagoas. Cerca de 40 estudantes tiveram a chance, e a sorte, e puderam acompanhar o treinamento. Logo na porta da entrada, a coordenadora do projeto Mais Educação, Bernadete Lourdes disse que foi difícil segurar a ansiedade da turma.

“Eles estão muito ansiosos e felizes. Desde o dia que foi disponibilizado para gente os ingressos para a entrada não se fala em outra coisa. Acho uma grande oportunidade para os alunos ficarem mais perto de jogadores”, disse.

Uruguai, de Lugano, chega ao Brasil para a Copa; veja
Video Player

Bernatede, entretanto, lamentou não conseguir levar ao Estádio todos os alunos. Segundo ela, cerca de 110 garotos ficaram fora por falta de bilhetes de entradas. Ela disse que todos foram escolhidos por sorteio. “Não colocamos por comportamento nem nota. Todos são bons alunos. Fizemos por sorteio mesmo”, completou. As crianças se agitaram com qualquer movimento do time uruguaio. Em cada drible, chute, gol, elas gritavam.

Para a festa ficar completa, conseguiram chamar a atenção dos jogadores, receberam palmas dos atletas, mas o ponto mais interessante ficou para os instantes finais do treinamento do Uruguai, quando as crianças gritaram: “eu, sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. O Uruguai inicia sua jornada na Copa do Mundo no próximo sábado (14), às 16h (de Brasília), em Fortaleza.

Publicidade
Fonte: Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações