Botafogo garantiu vaga nas oitavas do Mundial de Clubes, podendo enfrentar Palmeiras ou Inter Miami, dependendo dos resultados do Grupo A.
O Botafogo pode ter um duelo brasileiro já nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. A classificação do Glorioso ao mata-mata da competição nos Estados Unidos foi confirmada mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, no Estádio Rose Bowl, em Los Angeles, nesta segunda-feira, 23.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O resultado levou o Grupo B a um empate triplo de PSG, Botafogo e Atlético de Madrid, todos com seis pontos. O critério de desempate foi a somatória dos confrontos entre os três times, excluindo os jogos contra o Seattle Sounders.
Por isso, apesar da derrota para o Glorioso na segunda rodada, os franceses levaram a melhor no saldo de gols, graças ao 4 a 0 sobre os espanhóis no jogo de abertura da chave, e ficaram com a liderança do grupo, seguidos pelos brasileiros.
Pelo regulamento do Mundial, o Botafogo enfrentará o primeiro colocado do Grupo A nas oitavas de final. A chave do próximo adversário do Glorioso será encerrada com os jogos entre Palmeiras e Inter Miami, dos Estados Unidos, e Porto, de Portugal, contra Al Ahly, do Egito, ambos às 22h.
Antes de a bola rolar, a classificação do Grupo A é a seguinte: Palmeiras (4 pontos), Inter Miami (4), Porto (1) e Al Ahly (1). Mas, afinal, quem o Botafogo pode enfrentar nas oitavas de final?
O mais provável é que o adversário seja o Verdão. Para isso acontecer, basta o Palmeiras vencer ou empatar com o Inter Miami. Em caso de igualdade, o Verdão levaria a melhor por ter vantagem no saldo de gols.
Outra possibilidade é enfrentar o time de Lionel Messi. Neste caso, a equipe norte-americana precisa superar o Palmeiras nesta noite.
Embora ainda tenham chances de classificação, Porto e Al Ahly não podem mais alcançar a liderança do grupo e, por isso, não têm chances de encontrar com o Botafogo nas oitavas de final.