Japonês de 1,67m fecha com Mavs e se torna mais baixo da NBA

17 out 2014 - 10h52
(atualizado às 11h00)

Por muito tempo, o chinês Yao Ming, com seus 2,29 m, consolidou-se como o jogador mais alto da principal liga de basquetebol do planeta. Ele já se aposentou do esporte, e, agora, a Ásia tem o atleta mais baixo da NBA. Sim. Nesta quinta-feira, o Dallas Mavericks anunciou a contratação do japonês Yuki Togashi, que possui 1,67 m e não será mais alto que nenhum outro atleta da liga americana. Ele também se tornou o segundo nipônico da história a jogar na principal liga do basquete mundial. O primeiro foi Yuta Tabuse, que atuou pelo Phoenix Suns há dez anos.

Togashi tem 21 anos, joga como armador e tem nos bons passes e nas ousadas infiltrações as suas principais características. O antigo “recorde” de jogador mais baixo da NBA pertencia ao armador americano Nate Robinson, que mede 1,75 m e, curiosamente, é um dos atletas que melhor enterra bolas no planeta. O baixinho do Denver Nuggets foi o vencedor do concurso de enterradas em 2006, 2009 e 2010 – algo nunca antes alcançado.

Publicidade
<p>Yuki Togashi mede apenas 1,67m</p>
Yuki Togashi mede apenas 1,67m
Foto: Garrett Ellwood / Getty Images

Togashi, por sua vez, dificilmente conseguirá enterrar uma bola na NBA. Ele atuava pelo Akita Northern Happinets, do Japão, e resolveu se arriscar no basquetebol dos Estados Unidos ainda jovem. O asiático foi revelado na mesma escola que lançou Kevin Durant e, depois de sua graduação em Maryland, jogou no seu país por uma temporada.

Durante este último ano, teve médias de 16,3 pontos e 7,6 assistência por partida na liga japonesa. Nenhum outro atleta acertou tantos passes que resultaram em cestas quanto o Togashi. Ele foi aprovado no Dallas após disputar amistosos pela equipe na pré-temporada e agradar.

Apesar de ser o mais baixo dentre os atuais jogadores da NBA, Yuki Togashi ficou a sete centímetros de se estabelecer como o jogador com a menor estatura na história da NBA. Tal recorde pertence ao americano Muggsy Bogues, que defendeu as cores de Charlotte Hornets, Golden State Warriors e Toronto Raptors durante a década de 90, e mede 1,60 m. 

Foto: Jack Arent / Getty Images

(Crédito da foto: Jack Arent/Getty Images)

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações