Guiga vence no Sertões 2013 e lembra primeiro problema de Peterhansel

31 jul 2013 - 18h36
(atualizado às 18h38)
<p>''Tivemos um furinho de pneu só para não fugir à tradição deste ano'', brincou o piloto da Mitsubishi Petrobras, que contabiliza cinco pneus furados em três dias</p>
''Tivemos um furinho de pneu só para não fugir à tradição deste ano'', brincou o piloto da Mitsubishi Petrobras, que contabiliza cinco pneus furados em três dias
Foto: Emanuel Colombari / Terra

Guiga Spinelli e Youssef Haddad, enfim, contaram com a dose de sorte que vinha faltando nas últimas etapas do Rally dos Sertões 2013. Depois de quatro pneus furados entre Porangatu (GO) e Palmas (TO), de segunda a terça-feira, a dupla brasileira da equipe Mitsubishi Petrobras venceu a especial desta quarta-feira, com saída e chegada na capital do Tocantins, com passagem pelo Parque Estadual do Jalapão.

Para conquistar a sétima etapa do Sertões 2013, a dupla contou com dois problemas dos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que lideram a categoria e que haviam vencido cinco das seis etapas anteriores. Com um erro no caminho e um pneu furado, o primeiro na competição, a dupla da equipe X-Raid acabou em segundo lugar, com o tempo de 5h31min10s, contra 5h28min20s dos brasileiros.

Publicidade

“Finalmente, vencemos de novo. Foi uma especial bem difícil, a mais longa desse rali”, avaliou Spinelli. “Passamos o Peterhansel bem no começo da especial. Acho que ele perdeu um way point (ponto de passagem obrigatória). Tivemos um furinho de pneu só para não fugir à tradição deste ano, (mas) ele também. Pelo menos, desta vez, ele também teve”, brincou o piloto brasileiro, que contabiliza cinco pneus furados em três dias no Sertões 2013.

Do lado da dupla francesa, nem mesmo o furo pneu diminuiu a tranquilidade. “Talvez tenha sido uma pedra, uma árvore, talvez uma pecinha metálica. Não sabemos”, explicou Cottret, que conta ele e Peterhansel levaram cerca de dois minutos para trocar o pneu. “Empatamos com eles”, brincou então Guiga Spinelli, “treinado” na função após os últimos dias.

Na equipe X-Raid, navegador Jean-Paul Cottret demonstrou tranquilidade após problema
Foto: Emanuel Colombari / Terra

Com uma queimadura no braço esquerdo, Guiga destacou o trabalho do navegador Youssef Haddad, com “uma navegação excelente em um dia de difícil navegação” pelo Jalapão. Graças ao resultado, a dupla recuperou a segunda colocação na classificação geral, com o tempo de 21h13min19s no acumulado geral. Peterhansel e Cottret ainda lideram, com 19h44min41s.

Apesar da recuperação, Guiga vê dificuldades para brigar pelo título com a dupla francesa. “A gente já está em segundo (lugar) no geral. Conseguimos subir duas posições. Mas é muito difícil. Já era difícil ganhar do Peterhansel quando estava 0 a 0 em campo. Agora, com a grande vantagem que ele está, só se der algo errado pra ele”, analisou.

Publicidade

O repórter viajou a convite da organização do Rally dos Sertões 2013

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se