F1: Verstappen vence em Suzuka em corrida marcada pelo desgaste de pneus

Holandês consegue sua terceira vitória em quatro corridas com direito a dobradinha com Sérgio Perez

7 abr 2024 - 04h20
(atualizado às 04h26)
Verstappen domina e vence mais uma na F1
Verstappen domina e vence mais uma na F1
Foto: Pirelli Motorsport

Na abrasiva pista de Suzuka, Max Verstappen venceu sua terceira corrida na temporada e abriu vantagem no mundial de pilotos. Perez e Sainz fecharam o top-3 no Japão. O holandês da RBR também marcou a volta mais rápida da corrida, 1m33s706, e ficou com o ponto extra.

A corrida foi marcada por uma bandeira vermelha logo na primeira volta em uma batida envolvendo Ricciardo e Albon, e pelas paradas nos boxes. O clima quente em Suzuka contribuiu para uma alto número de pit-stops na corrida. Stroll e Sargeant fizeram quatro paradas cada um, enquanto os demais registraram três paradas.

Publicidade

Confira como foi o GP do Japão de Fórmula 1:

LARGADA - Boa largada de Max Verstappen e Sérgio Pérez, que conseguiram manter as primeiras posições. Norris sofreu pressão de Sainz e Alonso, o único entre os dez primeiros que largou de pneu macio, porém segurou bem os espanhóis e continuou em 3º. Na parte de trás, Ricciardo perdeu algumas posições e, enquanto tentava se recuperar na entrada dos ‘S’, acabou espremendo e tocando em Albon no lado de fora da pista. Os dois acabaram no muro da curva 3 e a bandeira vermelha foi acionada.

RELARGADA (2/53) - Após 30 minutos de paralisação para que a barreira de pneus fosse consertada, a relargada foi dada em Suzuka. Novamente Verstappen se manteve em primeiro, seguido por Perez, Norris, Sainz e Alonso. Leclerc conseguiu a ultrapassagem em Hamilton e assumiu a sétima posição. Tsunoda, que tinha caído para 12º na primeira largada, conseguiu recuperar as posição e fechou a volta na nona posição.

8/53 - Com a pista bastante abrasiva, os pilotos que estavam de pneus macios - que tinha previsão da Pirelli para durar 12 voltas - tiveram que trocar de composto. Bottas, Tsunoda, Hulkenberg e Zhou fizeram a parada e colocaram pneus duros.

10/53 - Pressão da Ferrari contra as McLarens. Sainz comunicou pelo rádio que percebia que Norris tinha dificuldades e pressionava o britânico pela terceira posição. Um pouco mais atrás, Leclerc, em sexto, atacava Piastri, em quinto, com a asa móvel, mas sem sucesso.

Publicidade

12/53 - Norris é o primeiro piloto dos pilotos de médio a parar. O britânico voltou na 10ª posição. Na volta seguinte, foi a vez de Piastri parar e voltar na 12ª posição.

14/53 - Alonso, que estava de macio, para e coloca pneus médios. Hamilton é orientado pela Mercedes a deixar Russell passar e assumir a quinta posição. Na última posição, Zhou teve um problema de câmbio e foi obrigado a abandonar a corrida.

16/53 - Perez, em segundo, e Sainz, em terceiro, param nos boxes. Ambos voltaram de pneu médio e o mexicano viu Norris, que parou mais cedo, fazer o undercut e ficar a frente do pilot da RBR. 

17/53 - Verstappen parou, colocou pneus médios, e voltou em segundo, atrás de Leclerc que ainda não tinha parado. Logo atrás, Norris passou Hamilton por fora e subiu para quarto. Uma volta depois, Norris passou Russell e assumiu a terceira posição.

Publicidade

21/53 - Verstappen ultrapassa Leclerc, que ainda não havia parado, e assume a primeira posição. Sainz, com pneus mais novos que Russell, ultrapassa o britânico e assume a quinta posição. Hamilton reclama dos pneus desgastados e da equipe, pedindo para que mudem a estratégia. O piloto da Mercedes era alvo fácil para ultrapassagens.

23/53 - Perez consegue fazer a ultrapassagem em Norris e assume a terceira posição. Russell, Bottas, Sargeant, Tsunoda, Magnussen e Stroll vão todos para o box para colocar pneus duros. Russell voltou em oitavo. Tsunoda, que entrou nos boxes em 13º, saiu em 11º em um bom trabalho da Racing Bull. Sargeant, que fazia uma boa corrida em 12º, teve uma parada ruim e voltou em 15º. 

24/53 - Hamilton finalmente vai para os boxes, troca de pneus e retorna na nona posição.

26/53 - Ainda sem parar, Leclerc errou na curva 9 e foi ultrapassado por Perez e perdeu a segunda posição. O monegasco acabou tendo que parar no fim da volta, junto com Norris. Ambos colocaram pneus duros e voltaram na sexta e oitava posições, respectivamente.

28/53 - Norris ultrapassa Russell por fora na Curva 1 e assume a sétima posição. 

Publicidade

31/53 - Leclerc, em sexto, perguntou a equipe quem na frente dele precisava parar. “Todos à frente precisam parar de novo”, informa a Ferrari. Logo à frente, Piastri errou na Casio Triangle e viu Leclerc se aproximar.

33/53 - Piastri para nos boxes e volta em nono. Na briga pela 10ª posição, Tsunoda arriscou e ultrapassou Magnussen por fora na curva 7 para festa dos japoneses.

34/53 - Perez para e volta na quinta posição, atrás de Norris e Leclerc. Alonso também parou e voltou em oitavo. Ambos voltaram de pneus duros.

35/53 - Verstappen para e volta em segundo, atrás de Sainz. Perez, ultrapassa Norris e assume a quarta posição.

36/53 - Perez continua subindo de posição e ultrapassou Leclerc para assumir a segunda posição. De quebra, o mexicano faz a melhor volta da corrida até o momento: 1m33s945.

Publicidade

38/53 - Russell vai para os boxes para a sua terceira parada, e volta em nono. Hamilton, seu companheiro de equipe, foi ultrapassado por Sainz e caiu para sexto.

40/53 - Hamilton para pela terceira vez e retorna na nona posição, atrás de Russell.

42/53 - Logan Sargeant foi mais um piloto a errar na curva 9 e quase encontrou o muro. O americano conseguiu sair de ré da brita e voltar para a pista. Ao fim da volta, o piloto da Williams parou no box para trocar os pneus e voltou em 17º.

44/53 - Norris errou na curva Spoon e permitiu a chegada de Sainz, que ultrapassou o britânico na reta de chegada e assumiu a quarta posição.

46/53 - Com pneus mais novos, Sainz ultrapassa seu companheiro de equipe, Leclerc, e assume a terceira posição. Monegasco foi avisado para deixar o espanhol passar pois sua corrida era contra Norris, que vinha logo atrás.

47/53 - Na parte de trás do grid, Bottas foi ultrapassado por Stroll e Hulkenberg, caindo para 14º. Stroll também conseguiu ultrapassar Magnussen e subiu para 11º. Sainz faz a volta mais rápida da corrida até o momento: 1m33s841.

Publicidade

50/53 - De médio, Russell pressionava Piastri, que estava de pneus duros e mais antigos. O britânico tentou ultrapassar o australiano na Casio Triangle mas acabou deixando o piloto da McLaren sem espaço, obrigando-o a cortar a chicane. Verstappen fez a volta mais rápida da corrida, com 1m33s706.

53/53 -  Na última volta, Russell se aproveita de erro de Piastri na saída da chicane e ultrapassa a McLaren para assumir a sétima posição. Na frente, Verstappen cruza a linha em primeiro com Perez em segundo, em mais uma dobradinha da RBR. Sainz fechou o pódio em terceiro. Piloto da casa, Tsunoda terminou em 10º e garantiu seu primeiro ponto no campeonato.

Piastri e Russell: uma briga intensa pela 7ª posição definida na ultima volta
Foto: F1 / X

Classificação

Foto: F1 / X
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se