URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Johnson celebra melhor resultado da carreira na Indy em Iowa: "Dia muito especial"

Jimmie Johnson terminou o GP de Iowa 2 na quinta posição, seu melhor resultado na Indy desde que entrou na categoria em 2021, e acredita que está melhorando em todos os tipos de circuito

26 jul 2022 - 05h00
Jimmie Johnson terminou GP de Iowa 2 em quinto
Jimmie Johnson terminou GP de Iowa 2 em quinto
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Jimmie Johnson conquistou o melhor resultado da carreira na Indy no último domingo (24) em Iowa. Largando na 13ª posição, o heptacampeão da Nascar escalou o pelotão até terminar a prova na quinta posição. O primeiro top-5 veio justamente em um oval, um ambiente muito mais conhecido pelo veterano.

"É um dia muito especial para mim e para todos que estiveram nesta jornada comigo na Indy. Precisei dos ovais para ter o melhor resultado da carreira, mas estou feliz de ter conseguido isso aqui. Foi uma corrida divertida", disse Jimmie logo após o GP de Iowa 2.

Publicidade

Johnson acabou rodando no início da primeira corrida em Iowa no sábado (23), mas mesmo assim terminou em uma boa 11ª posição. O piloto da Ganassi contou que de fato se sente mais confiante nos ovais, mas acredita que está constantemente melhorando também nos circuitos mistos e de rua.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jimmie Johnson durante o fim de semana em Iowa
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

"Estou entendendo como esses carros recompensam a agressividade, a confiança que é necessária para o carro ter aderência. Quanto mais rápido você for, mais downforce terá. É preciso muita energia para ligar esses pneus e fazê-los funcionar como eles precisam. Os ovais parecem mais naturais para mim e sou capaz de encontrar mais confiança, forçar o carro, ter o downforce e fazer os pneus funcionarem", explicou o americano.

"Mas nos circuitos mistos e de rua, estou melhorando. Infelizmente, eles não são tão óbvios como o que você pode ver aqui nas ovais. Mas continuo melhorando. Estou gostando de dirigir esses pequenos foguetes por aí. É muito divertido. Toda vez que eu saio do carro, eu fico impressionado com o quão forte você pode guiar esses carros, a velocidade que você pode carregar, a agressividade que você pode ter. São carros muito divertidos de pilotar", elogiou Johnson.

Publicidade

Nas voltas finais da segunda prova no oval, Jimmie batalhou com Marcus Ericsson, seu companheiro de equipe e atual líder da Indy. O veterano de 46 anos afirmou que estudou bastante as linhas do sueco antes de fazer a manobra que lhe deu a quinta posição, e revelou que Iowa lhe proporcionou a experiência mais parecia com a Nascar desde que começou a pilotar na Indy no ano passado.

Jimmie Johnson afirmou que Iowa foi a corrida mais parecida com a Nascar que já fez na Indy
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

+ O'Ward elogia trabalho nos pits da McLaren no GP de Iowa 2: "Nos deu a vitória"

"Em um oval você tem essa repetição, você entra em uma cadência de observar o piloto da frente, entendendo se ele é inconsistente ou se o carro dele é inconsistente, analisando as circunstâncias e como você pode ter uma vantagem", disse Johnson.

"Você constrói uma cadência e um ritmo em relação a quem você está perseguindo. Percebi que isso é muito comum aqui. Não tanto em Indianápolis. No Texas também não parecia assim. Você está indo tão rápido que acertar o momento da manobra era mais importante do que perseguir alguém e pensar em linhas diferentes. Então esta foi a experiência mais próxima do que eu tive na Nascar", concluiu o piloto da Ganassi.

Johnson volta às pistas já no próximo domingo (31) para o GP de Indianápolis 2, no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway.

PALOU SEGUE FIRME NA INDY 2022 APESAR DE DRAMA GANASSI x McLAREN

Publicidade
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações