Dennis truca Lynn com modo ataque e vence eP de Londres 1. Di Grassi é 7°

Jake Dennis superou Alex Lynn na base do modo ataque e venceu com sobras. Nyck de Vries garantiu o segundo lugar, também passando o piloto da Mahindra no fim

24 jul 2021 - 11h56
(atualizado às 13h32)
Jake Dennis venceu com sobras em Londres
Jake Dennis venceu com sobras em Londres
Foto: BMW / Grande Prêmio

É raro a Fórmula E ter atuações dominantes. Afinal, os carros têm desempenho semelhante e os grid costumam ser embaralhados. Eis que uma dessas raridades aconteceu neste sábado (24): Jake Dennis precisou apenas dar um nó-tático em Alex Lynn para virar líder e vencer o eP de Londres 1 com vantagem enorme.

O sucesso veio através do modo ataque. Pole e líder, Lynn acionou o segundo deles cedo demais, cedendo a liderança para Dennis. Com pista livre, o piloto da BMW conseguiu imprimir ritmo mais forte e neutralizar a potência extra acionada pelo rival da Mahindra. Depois, acionando seu próprio modo ataque, nem chegou a perder a liderança e encaminhou uma vitória fácil. A estratégia foi necessária, já que a pista no centro de convenções ExCeL não permitia ultrapassagens com tanta facilidade.

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Jake Dennis venceu com sobras em Londres
Foto: BMW / Grande Prêmio

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Lynn ainda perderia o segundo lugar, superado por De Vries, que fez prova de recuperação inspirada. André Lotterer surgiu em quarto e René Rast em quinto.

Lucas Di Grassi fez prova limpa e, assim, garantiu um sólido sexto lugar. Stoffel Vandoorne, António Félix da Costa, Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein fecharam o top-10. Sérgio Sette Câmara, que largou em quarto, teve problemas e terminou apenas em 19°. Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que terminaram nos pontos, foram desclassificados após a bandeirada por usar mais energia do que o permitido no eP.

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Saiba como foi o eP de Londres 1

A corrida começou com um pouco de caos. Enquanto Lynn, Dennis e Buemi seguiam nas três primeiras posições, Sims era atingido e saía da corrida. O piloto da Mahindra estacionou na beira da pista e levou a um Full Course Yellow, o equivalente do safety-car virtual na Fórmula E. Sam Bird precisou passar pelos boxes para trocar a asa dianteira.

A corrida recomeçou com a seguinte zona de pontos: Lynn, Dennis, Buemi, Lotterer, Sette Câmara, Nato, Di Grassi, De Vries, Evans e Rast.

O modo ataque, que dessa vez teria oito minutos de duração, proporcionana brigas por posição atrás. Da Costa usou a potência extra para ultrapassar Wehrlein. Na zona de pontos, tudo mais ou menos igual, salvo Di Grassi perdendo posição ao acionar o modo ataque.

Alex Lynn tentou garantir o segundo lugar, sem sucesso
Foto: Mahindra / Grande Prêmio

Foi só após dez minutos de corrida que Lynn e Dennis acionaram o modo ataque pela primeira vez. Os dois ao mesmo tempo, e sem perder posições. É que Buemi estava um pouco mais atrás e não aproveitou.

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Uma volta depois, briga de brasileiros: Sette Câmara acionou o modo ataque e ficou muito pressionado por Di Grassi. Os dois travaram bela disputa, com o campeão de 2017 levando a melhor.

A corrida de Sette Câmara seguia piorando. O brasileiro foi ultrapassado por Nato, que quase estacionou na pista e causou enorme perda de tempo. Daí pra frente, só problemas: Rast, Vandoorne, Eriksson, Da Costa e Mortara foram, um por um, também superando o piloto da Dragon.

A metade da corrida se aproximava, e com a briga pela vitória esquentando. Lynn acionou o segundo modo ataque, isso enquanto Dennis decidia esperar um pouco. Em outras palavras, o piloto da BMW virou líder, mesmo que por pouco tempo.

Faltavam 20 minutos para a bandeira quadriculada e a ordem era a seguinte: Dennis, Lynn, Buemi, De Vries, Lotterer, Rast, Di Grassi, Vandoorne, Nato e Da Costa.

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Lucas Di Grassi foi o melhor brasileiro, em sétimo
Foto: Audi / Grande Prêmio

O modo ataque de Lynn se esgotou, e sem uma ultrapassagem sobre Dennis, ficando apenas colado. O piloto da BMW precisava tomar uma decisão difícil: acionar sua potência extra e correr o risco de cair para segundo em uma pista de difícil ultrapassagem?

Eis que Dennis, sem o déficit de potência para Lynn, conseguiu abrir vantagem. Com 18 minutos para o fim, o piloto da BMW acionou o segundo modo ataque sem perder a liderança, dando passo crucial para a vitória.

Com a vitória escapando, a briga de Lynn passava a ser pelo segundo lugar. É que De Vries tinha ultrapassado Buemi, mais lento, e se tornado uma ameaça concreta. A diferença caía rapidamente, com Nyck alguns décimos de segundo mais rápido.

Era apenas questão de tempo para o segundo lugar mudar de dono. Lynn nem ofereceu muita resistência, com De Vries ultrapassando sem grandes dificuldades. Mais atrás, a última ultrapassagem da prova: Rast superou Di Grassi, que terminou em sétimo.

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Fórmula E 2020/21, eP de Londres 1, Corrida:

1 J DENNIS BMW   33 voltas
2 N DE VRIES Mercedes + 5.341  
3 A LYNN Mahindra + 6.946  
4 S BUEMI Nissan + 8.008  
5 A LOTTERER Porsche + 10.669  
6 R RAST Audi + 11.427  
7 L DI GRASSI Audi + 12.233  
8 S VANDOORNE Mercedes + 17.381  
9 A DA COSTA DS Techeetah + 18.457  
10 O ROWLAND Nissan + 28.185  
11 E MORTARA Venturi Mercedes + 30.724  
12 P WEHRLEIN Porsche + 38.240  
13 N CASSIDY Virgin + 43.275  
14 J VERGNE DS Techeetah + 48.025  
15 R FRIJNS Virgin + 51.037  
16 M EVANS Jaguar + 57.578  
17 O TURVEY NIO + 58.624  
18 J ERIKSSON Dragon Penske + 59.945  
19 S SETTE CÂMARA Dragon Penske + 1:00.436  
20 M GUNTHER BMW + 1:05.105  
NC N NATO Venturi Mercedes + 1 volta  
NC T BLOMQVIST NIO + 8 voltas  
NC S BIRD Jaguar + 32 voltas  
NC A SIMS Mahindra + 33 voltas  
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