Tricampeã da Maratona de Boston tem suspensão duplicada pelo TAS

26 out 2016 - 11h21

A Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) dobrou a suspensão da maratonista queniana Rita Jeptoo, tricampeã da Maratona de Boston. A nova sansão aconteceu após a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) apelar da punição à atleta.

Em 2014, Jeptoo se tornou a primeira atleta de alto rendimento do Quênia a não passar no teste anti-doping. Então aos 33 anos, a maratonista chegou a afirmar que a substância ilegal teria sido prescrita para ela em um hospital local de sua cidade após um acidente de carro.

Publicidade

Agora com suspensão dobrada, Rita só poderá voltar às competições em outubro de 2018. Além da punição, a IAAF também aplicou uma multa de cerca de 40 mil reais e seus títulos de Boston e Chicago em 2014 foram retirados.

No ano em que caiu no exame, Rita também venceu o prêmio World Marathon Majors de melhor maratonista de 2014, mas foi impedida de receber os 500 mil dólares (aproximadamente 1,5 milhões de reais) de bonificação.

Jeptoo tem resultados expressivos no mundo das maratonas desde 2006, quando venceu a competição de Boston pela primeira vez. Em 2013 e 2014, foi a grande campeã tanto em Boston quanto em Chicago.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações