A brasileira Ana Catharina participou do Big Brother Verão, de Portugal, e foi eliminada após se envolver em uma grande discussão com uma participante portuguesa que zombou do sotaque dela. Em um vídeo publicado na noite desta segunda-feira, 21, Ana disse estar sofrendo ataques xenofóbicos nas redes sociais e nas ruas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A eliminação de Ana aconteceu após uma grande confusão no programa, que teve início após a portuguesa Catarina Miranda zombar do sotaque dela. Revoltada, Ana subiu na cadeira e bateu com o pé na mesa enquanto a colega de confinamento comia.
"Para o meu espanto, a concorrente que fez isso comigo não recebeu nenhum tipo de sanção", lamentou Ana Catharina. "Desde então, tenho recebido centenas de mensagens xenofóbicas na rua e nas minhas redes sociais. A principal mensagem que eu recebo é 'volta para tua terra' e também relativizando o que aconteceu, dizendo que todo mundo fala em brasileiro e isso não quer dizer discriminação", completou ela.
Ana reforçou que não existe "idioma brasileiro", apenas português. "O português de Portugal não é melhor do que o português do Brasil. Também é muito fácil para quem não é brasileiro e vive em Portugal relativizar uma situação tão grave como a gozação do sotaque. A discriminação muitas vezes aparece de uma forma muito sutil."
Ela ainda reforçou que muitos brasileiros vivendo em Portugal sofrem esse tipo de discriminação. "Infelizmente, a liberdade de expressão ainda é um privilégio, apesar de ser um direito. Muitos brasileiros que vivem subjugados em empregos com chefes abusivos não podem falar."
"Para todos aqueles que falam para eu voltar para minha terra, se vocês estão referindo para eu voltar para o Brasil, saiba que eu só volto em primeira classe", concluiu Ana Catharina.