Grazi Massafera relembra bastidores de gravação de cena nua em cavalo: 'Estava sensível e exposta'

Atriz interpreta a protagonista na adaptação de Dona Beija, que foi exibida originalmente na Manchete

6 fev 2026 - 04h58
Grazi Massafera conta bastidores de cena nua em cavalo
Video Player

Gravar completamente nua em cima de um cavalo e na frente de muitos figurantes foi um dos grandes desafios de Grazi Massafera para dar vida à Dona Beija, protagonista da novela homônima que estreou nesta semana na HBO Max.

A produção é uma adaptação da novela exibida pela Rede Manchete em 1986. Na produção original, Maitê Proença interpretou a personagem principal, e uma das cenas mais icônicas foi quando apareceu sem roupa em cima de um cavalo branco, momento que está na versão adaptada pelo autor Daniel Berlinsky.

Publicidade

"Estava exposta, é uma cena nua. Essa cena é uma cena icônica da primeira versão. Na nossa segunda fase, nossos atores tinham um tipo de contrato que eles precisavam ser dispensados. A gente gravou no dia com figurantes na posição dos atores", recorda Grazi em entrevista ao Terra.

De acordo com a artista, a nudez cumpre uma função na história, mesmo que, atualmente, não cause tanto impacto por ser algo mais natural na televisão.

"A nudez hoje não é um dilema. O dilema hoje é a liberdade da mulher em relação ao próprio corpo que diz respeito à posse que o homem acha que tem sob a mulher. Por isso a gente está falando sobre violência. E por isso a gente ainda está vivendo tanta violência, porque o homem ainda acredita que a mulher é posse", conclui analisou. 

Grazi, que também está no ar como a vilã Arminda de Três Graças, da Globo, conta que o apoio de David Junior foi fundamental. Na história que se passa no século XIX, Beija é uma moça órfã e de uma família simples, que é sequestrada por um homem poderoso e enganada para não se casar com o amor de sua vida, Antônio (David Junior), que vem de uma família rica e estava no exterior estudando Direito.

Publicidade

"Me lembro muito bem do David muito cuidadoso comigo nesse dia, em todos os aspectos, com a cena, com a nudez. Esse dia ficou marcado para mim pelo carinho, pelo trabalho, pela generosidade e por ele ter se colocado no lugar do outro. Obrigada por esse dia e por muitos outros, mas esse dia ficou muito marcado porque eu estava muito sensível e exposta. Imagina, nua em um cavalo", recordou.

David Junior e Grazi Massafera em Dona Beija
David Junior e Grazi Massafera em Dona Beija
Foto: Reprodução/HBO Max

David ainda entregou a colega e revelou que, antes do início dos trabalhos com Dona Beija, ela não sabia como montar. "Especificamente o desse dia, era um cavalo difícil, grande, imponente, e ela estava ali exposta diante de um bicho gigante, difícil de ser domando, então tinha toda uma complexidade além da multidão de pessoas vendo ela daquele jeito."

Como protagonista, Grazi precisou encarar muitas cenas difíceis por diferentes motivos, como trechos de violência sexual ou de gênero, mas diz que as gravações no cavalo ficaram marcadas. "Estava mais sensível. Enquanto eu me cuidava internamente. Ele se colocou em uma posição de se cuidar de mim exteriormente, além de estar se cuidando em cena", comenta sobre a parceria com David.

Grazi Massafera fala sobre personagem disruptiva em Dona Beja: ‘Vão dizer que é lacração’
Video Player

A cena do cavalo branco acabou marcando todos os profissionais envolvidos no projeto. "Gravar a Beija no cavalo branco foi tão emblemático que foi emocionante para todo mundo que estava no set", comenta Adriana Silva, diretora-geral da Floresta, produtora responsável pelas gravações da novela.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se