Estilista defende espaço às mulheres de silhueta maior na TV

Carla Folloni foi precursora em transformar famosas de manequim grande em referências de moda contra a ditadura da magreza

8 fev 2022 - 12h35
Carla Folloni com Suzy Rêgo e Leda Nagle
Carla Folloni com Suzy Rêgo e Leda Nagle
Foto: Reprodução

Em ‘Um Lugar ao Sol’, Nicole (Ana Baird) sofre gordofobia na família e no trabalho como atriz e dubladora. A todo momento é incentivada a emagrecer para ser bem-sucedida no amor e na carreira. A personagem representa a realidade dramática de milhões de brasileiras.

Quem conhece bem os desafios de ser uma mulher fora do padrão rígido de magreza exigido pela sociedade – e alimentado pela indústria do vestuário, a publicidade e o jornalismo de moda – é a estilista Carla Folloni, da marca Maison SPA, de São Paulo.

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Ela se especializou em vestir clientes de silhueta maior. Suas campanhas de lançamento de coleção são estreladas por famosas que usam a partir do manequim 44. Folloni gera visibilidade para as mulheres grandes e curvilíneas que, até pouco tempo, eram ignoradas em desfiles, comerciais e editoriais de revistas.

Suas peças já apareceram em figurinos de novelas, programas de entretenimento, telejornais e shows. Foram usadas por artistas como Fabiana Karla, Aracy Balabanian, Vera Holtz, Marisa Orth, Alcione, Luiza Tomé, Claudete Troiano, Nani Venâncio, Regina Volpato, Luciana Mello, as cantoras do Fat Family e a saudosa Eva Wilma.

Para a estilista, quanto mais a televisão e a mídia em geral mostrarem brasileiras de diversos tamanhos, mais rapidamente o preconceito estético será enfraquecido.

Nicole e Vitória: raras personagens de silhueta grande
Foto: Divulgação/TV Globo

O que acha da inclusão de personagens gordinhas nas novelas, como a Nicole (Ana Baird) em ‘Um Lugar ao Sol’ e a Vitória (Mayara Russi) em ‘Verdades Secretas 2’?

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A inclusão de personagens mais próximos da realidade brasileira é mais do que justa, é necessária! Eu diria até vital porque a sociedade já mostrou que não tolera mais estereótipos. Para a TV Globo é uma oportunidade de exemplificar o público brasileiro, que tem na sua origem um povo miscigenado: magros, gordos, índios, negros, brancos, europeus, orientais... Um povo único com belezas diversas que traz uma singularidade que é inclusive uma das nossas marcas. Somos conhecidos no mundo inteiro por essa mistura tipicamente brasileira. Mais do que nunca, o respeito por todos os tipos de corpos é assertivo para a emissora.

Acredita que essa visibilidade na TV ajuda no combate à gordofobia?

A discussão é necessária pois o preconceito é incontestável. Quando um meio de comunicação traz à tona um tema ligado à disseminação de ódio, torna-se de extrema valia, pois, através do drama, as pessoas começam a entender como é viver à margem. Os questionamentos fazem com que todos tenham mais empatia pela causa. Aumenta a chance de o ódio e o preconceito se tornarem respeito e amor.

Já ouviu relatos de discriminação e dificuldade para comprar roupa das famosas que veste?

Na minha jornada profissional tenho o prazer de estar com mulheres plus size como Suzy Rêgo, Vanessa Jackson, Leda Nagle, entre outras. Ouço desde história de amiga que sugere que você está acima do peso até a família não aceitar os quilos a mais e debochar de maneira cruel. Ainda bem que, aos poucos, construímos um universo de moda mais democrático. Já realizei o sonho de mulheres que precisavam de um look maior para se casar e de adolescentes em busca da roupa no tamanho certo para a festa de 15 anos. Quando uma mulher, seja de qual idade, veste uma peça e se sente bonita, os olhos dela brilham.

Qual a importância de escalar famosas de silhueta grande para suas campanhas em um mundo dominado por modelos magras?

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A beleza criada pela mídia apresenta a mulher como jovem, alta, magra, branca e loira. Está muito distante do biotipo brasileiro. Precisamos mostrar morenas, negras, ruivas, de todas as silhuetas. A diversidade é o verdadeiro conceito de belo. Percebo que agora a mídia se sente pressionada a mostrar a beleza de verdade, com todas as nuances, sem filtros, sem aquele padrão único. As mulheres começam a se sentir realmente representadas. Isso é gratificante.

Acha que o mundo da moda em geral está mais inclusivo para a mulher que veste acima do 44?

Quem produz moda está mais atento e sabe que precisa atender a diferentes perfis de consumidor. Precisamos colocar amor ao criar roupas. Não vejo minhas peças apenas como produtos comerciais. Eu faço moda para ajudar as mulheres a se sentir mais felizes, viver a experiência de se olhar no espelho e estar bem consigo mesma, confortável e poderosa.

Quais famosas de silhueta maior prestam importante serviço à sociedade ao lutar contra a gordofobia?

Mariana Xavier, Cacau Protásio, Fabiana Karla... Nesse momento, no ‘BBB22’, o Tiago Abravanel tem sido uma importante representação para a causa com os relatos do que já sofreu. No exterior, admiro a atuação pela causa das atrizes Queen Latifah, Brooke Elliott e Melissa McCarthy.

Já sofreu insegurança com seu peso, mesmo sendo magra?

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Sou mulher, sofro sempre! Neste momento estou magra, daqui a pouco, engordo! Vivo numa montanha russa conversando com a balança.  Quando vejo que ganhei peso, procuro aceitar, sem culpa nem drama. Costumo dizer para quem me questiona: “A barriga é minha e eu paguei por ela, e olha que não foi barato” (risos).

O que acha de mulheres que optaram por emagrecer radicalmente, como Silvia Poppovic e Adele?

A cobrança à mulher para se apresentar ao mundo com uma imagem perfeita e o estereótipo de beleza ligado ao corpo magro promovem essa busca intensa pelo emagrecimento. Respeito a liberdade de perder peso. Cada um sabe o que é melhor para si e não devemos julgar ninguém.

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