O Kneecap, grupo de hip hop da Irlanda do Norte, usou as redes sociais para celebrar publicamente a recente renúncia de Keir Starmer ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
Conhecida pela postura política incisiva e por letras provocativas em língua irlandesa, a banda manteve uma relação tensa com o líder político britânico nos últimos anos.
Agora, por meio do Instagram, o Kneecap fez uma publicação curta e direta manifestando seu entusiasmo com a saída de Starmer, que renunciou nesta segunda-feira, 22.
No vídeo, há uma entrevista antiga de Keir Starmer chamando o Kneecap de banda "completamente intolerável". Na legenda, o grupo escreveu "Slàn Keir", que em irlandês significa "Adeus, Keir".
Keir Starmer deixou o cargo menos de dois anos após assumir como primeiro-ministro do Reino Unido. Ele vinha enfrentando queda de popularidade e desgaste político devido a crises econômicas e derrotas do Partido Trabalhista em eleições locais.
Kneecap e Keir Starmer
O entrevero entre Kneecap e Keir Starmer tornou-se questão de debate no Reino Unido após declarações do então primeiro-ministro sobre a participação do grupo no festival de Glastonbury.
Na época, Starmer classificou a presença do grupo como "inapropriada", após o integrante Liam Óg Ó hAnnaidh (conhecido como Mo Chara) enfrentar acusações devido à exibição de uma bandeira em apoio ao Hezbollah e manifestações pró-Palestina durante um show em Londres, na Inglaterra.
Apesar das críticas de Starmer e da pressão de figuras da oposição britânica, que pediram o banimento da transmissão do show pela BBC, o Kneecap se apresentou no festival. Durante o show, a banda fez críticas ao então primeiro-ministro e às ações militares de Israel na Faixa de Gaza.