Clássico "Satisfaction" dos Rolling Stones completa 37 anos 

13 jun 2022 - 12h36

O clássico Satisfaction dos Rolling Stones completou 37 anos neste domingo (12). Ela foi a primeira música do lendário grupo de rock britânico a alcançar o topo das paradas de sucesso nos dois lados do Atlântico.

No início do verão de 1965, os Stones haviam figurado no Hot 100 da Billboard por seis vezes, mas o TOP 10 apenas duas vezes: com Time is On My Side ainda em 1964 e The Last Time em maio. No dia 12 de junho daquele ano, os Rolling Stones entraram nas paradas norte-americanas com (I Can't Get No) Satisfaction, que alcançou o topo das paradas nos EUA e se tornou um dos grandes hinos da história do rock.

Publicidade
Foto: Universal Music / The Music Journal

Satisfaction tem um riff de guitarra que foi desenvolvido por Keith Richards em um quarto de hotel, como lembra Bill Wyman: "Keith acordou no meio da noite com o riff em sua cabeça e o colocou na fita. De manhã, Mick disse que as palavras para o riff eram '(I Can't Get No) Satisfaction'."

Os Stones gravaram a música pela primeira vez no dia 10 de maio de 1965 no Chess Studios em Chicago (EUA). Naquela época, a faixa apresentava a gaita de Brian Jones. Keith Richards lembra bem daquele momento: "Eu não pensei muito em 'Satisfaction' quando gravamos pela primeira vez. Tínhamos uma gaita na época, e foi considerado um bom lado B ou talvez uma faixa de LP."

Foto: Universal Music / The Music Journal

Alguns dias depois, a banda esteve no RCA Studios em Hollywood (EUA) e cortaram a versão que todos conhecemos e a história do rock foi feita.

"Charlie (Watts) colocou um ritmo diferente", disse Keith ao The New Musical Express em setembro de 1965, "e com a adição de uma caixa de fuzz na minha guitarra, que tira todos os agudos, conseguimos um som muito interessante".

Publicidade

The Music Journal Brazil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações