Charli XCX está preparando um álbum de rock. A cantora revelou os primeiros detalhes de seu oitavo disco em entrevista à Vogue britânica e confirmou que deixou de lado as batidas dançantes e o auto-tune que fizeram de Brat (2024) um fenômeno global. "Acho que a pista de dança morreu, então agora estamos fazendo música rock", disse à publicação. O projeto, novamente produzido com A.G. Cook e Finn Keane, foi gravado em sessões secretas em Paris, durante a Semana de Moda de 2025, e finalizado em Londres.
A mudança de direção é deliberada e vem acompanhada de plena consciência do que ela representa. Charli sabia que virar para o rock depois de Brat geraria reações e está em paz com isso. "Para mim, é divertido inverter os padrões. Sabemos que haverá pessoas que se incomodarão com isso, mas tudo bem", afirmou. A artista também explicou que repetir a fórmula anterior seria um caminho difícil. "Se eu tivesse feito outro álbum com uma pegada mais dançante, teria sido muito difícil, muito triste", disse.
Segundo a jornalista Laura Snapes, que ouviu algumas faixas para a matéria, o disco traz guitarras com bastante processamento, feedback e uma qualidade crua de demo. A voz de Charli aparece sem o auto-tune característico, soando mais analógica e "verdadeira".
Tematicamente, o álbum explora a relação de Charli com a arte, que ela descreveu como "o grande amor conjunto da minha vida", ao lado do marido, o baterista George Daniel, do The 1975. As letras investigam o que aconteceria se esse propósito lhe fosse tirado, além de abordar sentimentos ligados à fama passageira, à artificialidade da reinvenção e a uma noite específica no apartamento de uma filósofa parisiense.
Paralelamente ao novo disco, Charli vive uma fase intensa no cinema. Ela estrela e produz o remake de Faces of Death, aparece em Erupjca, dirigido por Pete Ohs, e tem outros sete projetos em andamento, incluindo um filme com o diretor japonês de terror Takashi Miike, para o qual chegou a iniciar aulas de esgrima. "Quando estava atuando pela primeira vez, pensei: 'Isso é louco. Não tenho controle nenhum'", contou. "Você pode fracassar e se humilhar, mas talvez faça algo realmente impactante. E, se não tentar, nunca vai saber."
O novo álbum, referido na reportagem como xcx8, ainda não tem título, data de lançamento nem tracklist confirmados.