O termo 'parassocial', que define conexões unilaterais com famosos ou personagens fictícios, foi escolhido como palavra do ano pelo dicionário Cambridge, com destaque para eventos como o noivado de Taylor Swift e Travis Kelce.
Você já se sentiu próximo de alguém que nunca conversou pessoalmente ou até mesmo nunca viu? Essa relação pode ser definida pelo adjetivo ‘parassocial’, escolhido como a palavra do ano pelo dicionário Cambridge.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a publicação, a palavra significa: “Relativo a uma conexão que alguém sente entre si e uma pessoa famosa que não conhece, um personagem de um livro, filme, série de TV, etc., ou uma inteligência artificial”.
Para a escolha, foi considerado o momento de intensificação do sentimento de intimidade entre fãs e celebridades nas redes sociais, além do aumento da popularidade de assistentes virtuais.
Um dos momentos do ano em que o termo foi buscado envolveu o anúncio do noivado da cantora Taylor Swift com Travis Kelce, jogador da NFL.
“A cobertura global da forma como Taylor Swift anunciou seu noivado com Travis Kelce fez com que as buscas pelo termo ‘parassocial’ disparassem, enquanto a mídia analisava as reações dos fãs. Postagens de fãs diziam ‘Não estou sendo parassocial com isso’ e falavam sobre ‘uma Swiftie sendo parassocial por dez minutos seguidos’”, explicou o dicionário.
Antes de Taylor Swift, a palavra teve outro pico de buscas graças a IShowSpeed. Após uma fã elencar tópicos sobre o término do relacionamento do influenciador, ele a bloqueou, o que gerou uma reação desesperada da seguidora, chamada de ‘parassocial número 1’.