Veterano de 'Grey's Anatomy', James Pickens entrega segredo do sucesso: 'Shonda nos quer engajados'

Intérprete do Dr. Richard Webber, o ator que está na série médica desde a 1ª temporada abre o jogo sobre carreira, família e futuro.

20 mai 2024 - 05h00
(atualizado em 21/5/2024 às 15h25)
Resumo
Ator James Pickens Jr. fala sobre o peso de interpretar Richard Webber por 20 anos em 'Grey's Anatomy', sua importância simbólica e os fatores que contribuem para o sucesso da série.
James Pickens Jr. interpreta o Dr. Richard Webber desde a 1ª temporada de 'Grey's Anatomy': 'Tenho sorte de ter um time de roteiristas que defende meu personagem'
James Pickens Jr. interpreta o Dr. Richard Webber desde a 1ª temporada de 'Grey's Anatomy': 'Tenho sorte de ter um time de roteiristas que defende meu personagem'
Foto: Eric McCandless/ABC

Para James Pickens, Jr., não parece tarefa difícil ser um dos poucos veteranos em uma das séries mais longevas da história da TV. Afinal, ele está há 20 anos acostumado a ser chamado de Dr. Richard Webber, ou simplesmente "chief", onde quer que haja fãs de 'Grey's Anatomy'.

Aos 69 anos, o ator não diminui a importância do que representa para a série, tampouco o peso de interpretar o mesmo personagem por décadas sem cair em armadilhas de reprisar trejeitos confortáveis. Mas, para ele, ter a rara oportunidade de manter-se estável por tanto tempo é mais do que um desafio. 

Publicidade

"Tenho sorte de ter um time de roteiristas que defende meu personagem e investe nele há 20 temporadas", conta, em entrevista ao Terra.

"Posso dizer que não houve um dia em que tenha ido trabalhar sem me sentir energizado. Conquistei este trabalho quando já era um ator maduro e, naquela época, não havia muitos personagens para homens negros da minha idade. Eu aproveito cada minuto desta grande aventura."

James Pickens Jr., o Richard Webber de 'Grey's Anatomy', sobre o simbolismo de, como um homem negro, viver um personagem tão importante há 20 anos. 

Chegadas e partidas

James Pickens Jr e Chandra Wilson, os remanescentes do início de 'Grey's Anatomy'
Foto: Richard Cartwright/ABC

Pickens divide com Chandra Wilson, a Miranda Bailey, um posto raro: os dois são os únicos membros do elenco restantes na série desde a primeira temporada. Embora permaneça na condição de produtora executiva e narradora, Ellen Pompeo participa agora apenas como uma personagem recorrente, e Meredith Grey não tem mais a necessidade de aparecer em todos os episódios. 

"A atuação é, por natureza, muito transitória. Vamos de um trabalho a outro. Quando conseguimos um papel, pensamos automaticamente: 'Ok, o que eu faço quando este aqui acabar?' E você começa a pensar no próximo", contextualiza o ator, sobre o constante processo de chegadas e despedidas nos bastidores de Grey's. 

"Essas pessoas chegam nas nossas vidas, atuamos juntos, dividimos experiências, mas sabemos que aquilo é temporário. Com sorte, levamos um pedacinho daquilo conosco para os próximos trabalhos. Crescer e mudar é bom. Algumas vezes, não queremos ficar estagnados, então entendemos quando as pessoas querem sair e explorar coisas novas, e também guardamos os momentos que compartilhamos juntos."

Publicidade

O segredo do sucesso?

É claro que não há uma fórmula mágica e especial que justifique por que 'Grey's Anatomy' é capaz de permanecer imbatível, firme e forte no cenário televisivo diante de tantas mudanças. Se hoje em dia, em meio a tantas plataformas de streaming, é raro que séries permaneçam o ar por cinco temporadas, imagine o tamanho da façanha de conseguir fazer isso por 20. 

No entanto, há dois elementos importantes que fazem parte desta equação e, segundo Pickens, não podem ser esquecidos.

O primeiro é que a série renova-se constantemente. "Temos uma nova leva de residentes, que são atores incríveis que trazem nova energia, o que é ótimo. E isso faz com que a série chegue a uma nova geração de espectadores. Jovens de 15, 16 anos estão nos assistindo no streaming, e eles embarcam nessa jornada conosco. Sempre tentamos trazer histórias que mantenham a série relevante. Shonda nos quer engajados com o que está acontecendo no mundo, e que isso seja traduzido no jeito Grey's de ser."

O segundo está no simbolismo de histórias que se conectam com a realidade. "Na minha vida pessoal, eu vi meu pai lutar contra o alcoolismo nos últimos anos de sua vida, depois que a minha mãe se foi", compartilha o ator, ao descrever a importância da luta contra o vício travada pelo Dr. Webber. 

"Ele lutou bravamente, mas, no fim, foi algo que me deixou muito sóbrio, se me perdoa a piada. Eu consegui usar isso quando [os roteiristas] introduziram esse arco narrativo, e pensar: 'Ok, eu tenho essa vivência em primeira mão, posso usar o que sei como plataforma de lançamento para contar essa história'."

Publicidade

"O que mais me dá orgulho é que não consigo nem contar quantas pessoas já me abordaram para agradecer, e dizer que o meu personagem deu a elas a chance de não viverem essa luta contra o vício sozinhas. E isso ressoa na minha vida."

James Pickens Jr., sobre a importância da luta contra o alcoolismo do Dr. Webber. 

E o futuro?

Questionado sobre sua presença na série nos próximos 20 anos, o carismático James Pickens solta uma risada e promete: "Os próximos 20 anos? Bem, provavelmente estarei em uma cadeira de rodas, e eles terão me que empurrar para todos os lados."

As 19 temporadas de 'Grey's Anatomy' estão disponíveis no Star+. A 20ª ainda não têm data para chegar à plataforma. 

Senna, Hebe e mais: brasileiros que viraram séries e filmes Senna, Hebe e mais: brasileiros que viraram séries e filmes

Fonte: Redação Entre Telas
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se