Paranóia: como o filme de 2007 se tornou um fenômeno do streaming?

Paranóia, filme de 2007, dirigido por D.J. Caruso chegou fazendo barulho na Netflix e ficando entre os três mais assistidos do streaming no Brasil e no mundo.

23 mai 2024 - 03h00
(atualizado às 10h44)
Foto: Dreamworks Pictures / Canaltech

O filme de suspense Paranoia, dirigido por D.J. Caruso, foi lançado em 2007, mas só chegou à Netflix no dia 15 de maio. Desde então, se tornou um dos mais assistidos no Brasil e no mundo, acumulando 13,5 milhões de horas visualizadas e cravando a terceira posição no top 10 global do streaming. Tal sucesso se deve ao fato do longa fazer uma releitura esperta de Janela Indiscreta, de 1954, longa assinado por Alfred Hitchcock. Isso despertou a curiosidade do público, especialmente de quem já havia assistido ao original.

Na trama, Kale (Shia LaBeouf) é um adolescente condenado a cumprir prisão domiciliar por três meses depois de ter agredido fisicamente seu professor. Assim, ele passa os dias em casa dividido entre sofrer o luto da morte do seu pai, jogar videogame e espiar a vida dos vizinhos. Não demora muito para criar amizade com Ashley (Sarah Roemer), sua vizinha que também gosta de espiar a vida alheia. Juntos, eles desconfiam que Robert Turner (David Morse), outro morador da rua, seja um serial killer.

Publicidade
Em Paranóia, o protagonista passa o tempo vigiando a vida dos vizinhos. (Divulgação/Dreamworks Pictures)
Foto: Canaltech

Com Viola Davis como a detetive Parker, o longa conseguiu 70% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes e foi elogiado por conseguir manter a tensão constante e pela performance de Shia LaBeouf, ator que já participou da saga Transformers, mas que saiu dos holofotes após se envolver em polêmicas e ter sido acusado de plágio e agressão física contra sua namorada FKA Twigs.

Paranoia e Janela Indiscreta têm a mesma história?

Embora os filmes não sejam totalmente iguais, eles têm roteiros tão parecidos que Paranoia chegou a ser processado por infringir os direitos autorais do conto It Had to be Murder, do romancista estadunidense Cornell Woolrich, que serviu de base para a inspiração do filme de Hitchcock.

Paranóia e Janela Indiscreta têm sinopses bem similares. (Divulgação/Dreamworks Pictures)
Foto: Canaltech

A diferença entre as tramas fica por conta do personagem principal. Em Janela Indiscreta quem fica isolado em um apartamento é um fotógrafo profissional cuja perna está quebrada. Sem ter como trabalhar, ele passa a vasculhar a vida dos vizinhos por meio de um binóculo. Outra discrepância é que Paranoia tem uma trama mais jovem, focando no romance teen do protagonista com a sua vizinha, algo que não é visto no clássico da década de 1950.

O sucesso de Paranoia em números

Com um orçamento modesto de apenas US$ 20 milhões, Paranoia, estrelado pela musa Grace Kelly, conseguiu arrecadar mais de US$ 118 milhões de bilheteria na época em que foi lançado, um resultado satisfatório especialmente se tratando de um filme pouco inovador. Agora é a vez dele brilhar na tela da gigante do streaming.

Publicidade

Bridgerton e mais filmes e séries com romances de época para maratonar Bridgerton e mais filmes e séries com romances de época para maratonar

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações