A disputa entre O Agente Secreto e Valor Sentimental pelo Oscar de Melhor Filme Internacional promete ser concorrida, mas isso não significa que os elencos de ambos os longas não se deem bem. O Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara ocorreu neste domingo, 8, na Califórnia e contou com a presença da atriz norueguesa Inga Ibsdotter Lilleaas e do ator brasileiro Wagner Moura.
Os dois foram premiados com o Virtuosos Award Honoring e, durante a cerimônia de entrega do prêmio, revelaram uma conexão para lá de curiosa: a indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante aprendeu português vendo uma novela estrelada pelo indicado ao Oscar de Melhor Ator.
Inga, que interpreta a irmã mais nova de Nora (Renate Reinsve) no filme de Joachim Trier, fez intercâmbio no Brasil em sua juventude e morou durante um ano na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás. Ela, no entanto, não sabia português.
"A minha mãe brasileira não falava inglês muito bem, então tínhamos que encontrar um jeito de nos comunicar", explicou a artista para o público presente. "Viver em um país diferente e ouvir uma língua diferente é uma ótima forma de aprender um idioma novo. Quando aprendi português, eu via muita televisão", afirmou.
"Eu ia para escola, voltava para casa e ficava lá sozinha o dia inteiro. Então, eu assistia uma novela. Eu não lembro como ela se chamava, mas ela era estrelada por um ator maravilhoso chamado Wagner Moura", lembrou a atriz. Apesar de não se lembrar do nome, é provável que a atriz esteja se referindo a folhetim Paraíso Tropical, exibido ao longo de 2007 no País.
"Eu conheci a Inga em Telluride e ela veio até mim falando português", respondeu Wagner Moura durante o painel. "Eu falei: 'Você é norueguesa, isso não faz sentido'", afirmou, arrancando gargalhadas da plateia. "Eu fiquei muito impressionado. Meu objetivo é levar a Inga ao Brasil para filmar um filme em português com ela", afirmou o ator.
Nas redes sociais, Inga compartilhou um vídeo da conversa e uma foto ao lado de Moura no tapete vermelho do festival. "Um vídeo sobre português e o meu tempo no Brasil", escreveu a norueguesa. Além dos dois atores, outros artistas também foram premiados no evento: Jacob Elordi, Teyana Taylor, Wunmi Mosaku, Sydney Sweeney, Chase Infiniti e Amy Madigan.