Atriz de 'Valor Sentimental' encontra Wagner Moura e revela: 'Aprendi português vendo novelas'

Norueguesa Inga Ibsdotter Lilleaas fez intercâmbio no Brasil e viveu um ano em Goiás

9 fev 2026 - 20h06

A disputa entre O Agente Secreto e Valor Sentimental pelo Oscar de Melhor Filme Internacional promete ser concorrida, mas isso não significa que os elencos de ambos os longas não se deem bem. O Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara ocorreu neste domingo, 8, na Califórnia e contou com a presença da atriz norueguesa Inga Ibsdotter Lilleaas e do ator brasileiro Wagner Moura.

Publicidade

Os dois foram premiados com o Virtuosos Award Honoring e, durante a cerimônia de entrega do prêmio, revelaram uma conexão para lá de curiosa: a indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante aprendeu português vendo uma novela estrelada pelo indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Inga, que interpreta a irmã mais nova de Nora (Renate Reinsve) no filme de Joachim Trier, fez intercâmbio no Brasil em sua juventude e morou durante um ano na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás. Ela, no entanto, não sabia português.

Inga Ibsdotter Lilleaas, de 'Valor Sentimental', e Wagner Moura, de 'O Agente Secreto', durante o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara
Inga Ibsdotter Lilleaas, de 'Valor Sentimental', e Wagner Moura, de 'O Agente Secreto', durante o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara
Foto: @neonrated via X / Estadão

"A minha mãe brasileira não falava inglês muito bem, então tínhamos que encontrar um jeito de nos comunicar", explicou a artista para o público presente. "Viver em um país diferente e ouvir uma língua diferente é uma ótima forma de aprender um idioma novo. Quando aprendi português, eu via muita televisão", afirmou.

"Eu ia para escola, voltava para casa e ficava lá sozinha o dia inteiro. Então, eu assistia uma novela. Eu não lembro como ela se chamava, mas ela era estrelada por um ator maravilhoso chamado Wagner Moura", lembrou a atriz. Apesar de não se lembrar do nome, é provável que a atriz esteja se referindo a folhetim Paraíso Tropical, exibido ao longo de 2007 no País.

Publicidade

"Eu conheci a Inga em Telluride e ela veio até mim falando português", respondeu Wagner Moura durante o painel. "Eu falei: 'Você é norueguesa, isso não faz sentido'", afirmou, arrancando gargalhadas da plateia. "Eu fiquei muito impressionado. Meu objetivo é levar a Inga ao Brasil para filmar um filme em português com ela", afirmou o ator.

Nas redes sociais, Inga compartilhou um vídeo da conversa e uma foto ao lado de Moura no tapete vermelho do festival. "Um vídeo sobre português e o meu tempo no Brasil", escreveu a norueguesa. Além dos dois atores, outros artistas também foram premiados no evento: Jacob Elordi, Teyana Taylor, Wunmi Mosaku, Sydney Sweeney, Chase Infiniti e Amy Madigan.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se