Fazer um filme como este "seria impossível hoje em dia": a obra fantástica do criador de Ghost in the Shell

24 jan 2026 - 11h13
Foto: Xataka

Existem filmes que merecem ser desenterrados e resgatados do esquecimento, porque são verdadeiras joias, que se destacam dos filmes atuais. Há 40 anos, Mamoru Oshii, o diretor de Ghost in the Shell, lançou um filme que não fez sucesso comercial na época, mas que, alguns anos após sua estreia, foi redescoberto pelos fãs de anime e aclamado.

Lançado em 1991, a animação intrincada e artesanal criada pela equipe de Oshii para Angel's Egg apresentou algo que hoje seria inviável.

Publicidade
Acredito que hoje seria impossível. O nível de detalhamento dos desenhos neste filme seria um fardo para a maioria dos animadores modernos. Eles preferem se dedicar a trabalhos criativos e originais em vez de técnicas de perfeição. Além disso, o ambiente atual de produção de anime não permite mais um projeto como este. A beleza deste filme reside no fato de que cada detalhe foi criado à mão - o que é fundamentalmente diferente da precisão alcançada com as tecnologias digitais atuais.

Angel's Egg é uma obra repleta de simbolismo, não tão fácil de decifrar. Conta a história de uma jovem que cuida de um enorme ovo, percorrendo um mundo sombrio, cheio de ruínas, sucata mecânica e artefatos de eras passadas. Ela acredita ter um ovo de anjo em suas mãos, embora o jovem que a acompanha tenha conseguido semear nela certa ansiedade em relação ao seu "tesouro".

Veja mais

Matérias relacionadas

A Netflix que se cuide: Brasil lança sua própria "arma" contra os streamings pagos e o melhor detalhe é o preço

Publicidade

Netflix acerta a Crunchyroll onde dói: terá exclusividade nos próximos animes do estúdio Mappa

Achado do dia: Smart TV Samsung 55" Crystal 4K com valor reduzido no Mercado Livre

Oferta imperdível: Smart TV AOC 50" 4K com desconto no Mercado Livre

Eles faturavam R$ 70 mil por mês com o maior site pirata do Brasil, mas não saíram ilesos: a queda do MegaFilmes HD

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se