A Motorola anunciou, nesta quinta-feira (09), que a franquia Moto G alcançou a marca de 200 milhões de celulares vendidos no mundo todo. Ao todo, a família de aparelhos intermediários teve 12 linhas e praticamente criou a faixa de smartphones intermediários no mercado.
Em evento realizado na fábrica de Jaguariúna (SP) da Motorola, os executivos da marca comemoram o número expressivo. Eles disseram que os aparelhos contribuíram com que a empresa se consolidasse entre as principais do setor de celulares.
"A Motorola é a terceira companhia com maior representação na América do Norte e segunda maior na América Latina e Brasil. No cenário nacional, nós temos 31% de market share [fatia de mercado]. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nós", argumentou Rodrigo Vidigal, presidente da Motorola Brasil.
A linha Moto G é um case de sucesso, segundo a Motorola (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)José Cardoso, vice-presidente e general manager para a América Latina, pontuou que o objetivo dos produtos Moto G foi e continua sendo democratizar o acesso das pessoas às melhores tecnologias.
"O primeiro Moto G foi um celular com um preço muito competitivo e que mesmo assim trazia features de ponta", salientou.
10 anos de Moto G
E a marca de 200 milhões de unidades vendidas do Moto G é anunciada poucos dias antes de uma data especial. Há quase dez anos, o primeiro celular da franquia Moto G era lançado no Brasil.
O smartphone foi lançado por valores a partir de R$ 650, tendo versões com 8 GB ou 16 GB de armazenamento interno, 4,5 polegadas (que na época era o mesmo tamanho do Moto X, linha mais premium), 1 GB de RAM e conexão 3G. Dentre os diferenciais, o Moto G da primeira geração ainda tinha capinhas traseiras de várias cores que poderiam ser trocadas.
Um infográfico preparado pela Motorola elenca todos os 12 aparelhos da família Moto G, seus anos de lançamento e principais recursos:
Os 12 aparelhos da família Moto G (Imagem: Divulgação/Motorola)Moto G será referência de sucesso
Os executivos da Motorola argumentaram que a história do Moto G servirá como referência de sucesso para os modelos premium (Razr e Edge). A empresa vislumbra, inclusive, se tornar a maior vendedora de celulares no Brasil (lugar ocupado hoje pela Samsung).
Para alcançar o posto, a Motorola aposta em inovações como o Moto AI. Ele é um assistente pessoal de Inteligência Artificial que diferente de outros sistemas, não atua na nuvem. A funcionalidade é nativa dos aparelhos e pode ser utilizada até mesmo se não houver internet.
O Moto G de 1ª geração custava apenas R$ 650 (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)Além de tarefas como resumir textos, o Moto AI consegue transformar fotos em temas e papéis de parede, melhora imagens e até aplica bloqueios de informações sensíveis em capturas de tela.
"Nós não estipulamos uma data [para alcançar o primeiro lugar], mas com certeza estamos trabalhando para isso e temos um plano de crescimento. E eu diria que nunca estivemos tão preparados para isso", argumentou José Cardoso.