A operadora de telecomunicações Oi iniciou nesta quinta-feira a oferta comercial de telefonia móvel de quarta geração no Rio de Janeiro, e estimou economia de R$ 200 milhões até o fim de 2015 em investimentos no setor devido ao acordo de compartilhamento da rede com a rival TIM.
Além da capital carioca, a Oi concluirá a ativação das redes 4G nas outras cidades-sede da Copa das Confederações - Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza - até o fim deste mês, com oferta comercial esperada para a primeira quinzena de maio.
A oferta 4G da Oi começará em R$ 98 pelo plano de dados de 5 gigabytes, ao passo que o plano de internet móvel para tablets e computadores começará em R$ 125 por uma franquia de 10 gigabytes, dependendo do modelo de descontos.
Serão ofertados apenas três smartphones numa primeira etapa - um da Samsung, um da Motorola e um da Nokia - mas a empresa espera crescer esse portfólio. A falta de aparelhos tem sido apontada como um dos problemas do 4G nesse início de serviços.
O investimento em 4G da Oi até o final de 2015 estava estimado em R$ 1 bilhão, mas a operadora conseguirá reduzir esse montante em 20% por conta do projeto com a TIM, afirmou o diretor operacional da Oi, James Meaney. "Em função desse compartilhamento de ran sharing (rádio), frequência e equipamentos, a gente consegue fazer o mesmo projeto... com R$ 800 milhões", disse Meaney.
As duas empresas anunciaram no começo do ano a intenção de compartilhar infraestutura para facilitar a expansão da rede 4G, e cumprir os prazos do governo de implementar essa rede até o fim de abril nas cidades-sede da Copa das Confederações. Nenhuma das duas divulgou quais regiões e cidades cada uma irá atender. O acordo, com duração de 15 anos e que inclui o compartilhamento de redes de acesso, foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações na semana passada.
A telefonia 4G permitirá acesso à banda larga a velocidades bastante superiores às do 3G e foi um dos compromissos assumidos pelo governo com a Fifa para a Copa do Mundo de 2014. As operadoras têm um compromisso de atender às 12 cidades-sede da Copa até o fim deste ano. Além disso, o 4G será uma maneira das operadoras de desafogar as requisitadas redes 3G.
A Claro já anunciou o lançamento de sua oferta comercial 4G na semana passada, ao passo que a Vivo, da Telefônica Brasil, agendou um evento na próxima terça-feira para anunciar os serviços - mesmo dia que a TIM.