China ou EUA: Quem vencerá a corrida da IA? Os EUA pareciam imbatíveis, mas após o lançamento do DeepSeek há um ano, a China quase os alcançou. Desde então, a possibilidade de a China vencer a corrida tornou-se muito real. Figuras importantes da IA nos EUA alertaram sobre essa situação, e diversas empresas chinesas de IA estão apresentando um desempenho muito bom no mercado de ações. Apesar disso, alguns na China não estão tão certos.
Baixa probabilidade
A Bloomberg reporta que as empresas chinesas têm menos de 20% de chance de superar os modelos da OpenAI ou da Anthropic nos próximos 3 a 5 anos. A declaração foi feita por Justin Lin, chefe de tecnologia dos modelos Qwen da Alibaba.
Na vanguarda
Tang Jie, fundador da Ziphu AI, uma das "tigres da IA" chinesas, que teve um IPO espetacular na semana passada, aumentando o valor de suas ações em 36%, também participou do evento. Seu fundador apontou um fato um tanto incômodo para o ecossistema de IA chinês: enquanto empresas como a OpenAI dedicam "grande parte de seu poder computacional à pesquisa de ponta, estamos no limite de nossas capacidades. Apenas atender à demanda de entrega consome a maior parte de nossos recursos". Em outras palavras: as restrições à tecnologia mais avançada estão surtindo efeito.
A lacuna está aumentando
Como mencionado, o lançamento do DeepSeek R1, há um ano, desencadeou uma onda de otimismo entre as empresas chinesas. Desde então, várias empresas lançaram novos modelos de aprendizado de máquina (LLMs), ...
Matérias relacionadas
A conta chegou: Elon Musk declarou guerra à OpenAI e Microsoft e exige US$ 134 bilhões