O "Futurando" desta semana mostrou o maior mamífero terrestre da Europa, o Bisão. Os mamíferos são animais classificados pela presença de glândulas mamárias. Conheça alguns dos maiores animais da classe.
1. Baleia Azul – maior mamífero marinho
A baleia azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do planeta. O cetáceo pode atingir mais de 30 metros de comprimento e pesar mais de 160 toneladas. O som emitido por estas baleias pode percorrer 150 quilômetros e atingir mais de 180 decibeis. Segundo a organização não-governamental União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), a espécie está ameaçada e consta na lista vermelha da instituição.
A baleia azul é protegida pela Comissão Internacional da Baleia (CIB) desde 1966. O limite para a caça comercial foi reduzido a zero, segundo a CIB, mas isso não se aplica a Islândia, Noruega ou Rússia, que se opuseram à comissão. Fósseis de um exemplar da espécie foram encontrados recentemente em Iguape, São Paulo. Pesquisadores estimam que o fóssil deva estar lá há cerca de seis mil anos.
2. Elefante africano - maior mamífero terrestre
O elefante Africano (Loxodonta africana) é o maior mamífero terrestre do mundo. A espécie é considerada vulnerável e é ameaçada principalmente pela caça ilegal em busca do marfim e da carne de elefante. Segundo a IUCN, a caça é um problema, mas o crescimento da população e o declínio e fragmentação do habitat da espécie têm sido fatores significativos para a diminuição da população de elefantes, especialmente na África Central.
O mamífero vive em 37 países africanos, mas já está extinto na Gâmbia, na Mauritânia e em Burundi. A espécie é reconhecida por suas orelhas grandes, usadas para espantar o calor, e pelas presas superiores que crescem durante toda a vida do animal.
3. Capivara - Maior mamífero roedor
Típica da América do Sul, a Capivara (Hydrochoerus hydrochoeris) pode ser encontrada desde a Argentina até o Panamá. A espécie pode atingir 1,5 metro de comprimento e pesar até 80 quilos. A capivara vive próxima a rios e lagos e possui uma membrana entre os dedos que a ajuda a nadar e fugir de predadores.
Elas podem permanecer até cinco minutos embaixo da água. Os dentes nunca param de crescer, mas geralmente não crescem mais de 7 centímetros, pois as capivaras roem troncos e pedras. Em algumas regiões a capivara não tem predadores, por isso não é considerada um animal em extinção.
4. Gorila - Maior mamífero primata
A espécie Gorila pode se dividir em quatro subespécies. O gorila do ocidente (Gorilla beringei) é considerado o maior. Eles são encontrados em florestas tropicais e subtropicais da África. O maior primata da Terra corre risco de extinção. A espécie é ameaçada principalmente pela atividade humana. Segundo a organização ambientalista WWF, o comércio de animais silvestres é o maior risco para os gorilas.
A carne deles é apreciada em centros urbanos da África Central, onde comer carne de gorila é sinal de prestígio para as elites. Partes do corpo dos gorilas capturados também são usadas como troféus ou amuletos de proteção. Além disso, o habitat deles tem sido cada vez mais destruído pela mineração e agricultura. De acordo com uma projeção da IUCN, de 1970 a 2030 é possível que a população de gorilas tenha sido reduzida em 50%, o que aumenta ainda mais o alerta de extinção.
5. Anta - Maior mamífero terrestre do Brasil
A Anta (Tapirus terrestris) é considerada o maior mamífero terrestre do Brasil e é classificada pela IUCN como vulnerável a extinção. A população de antas reduziu 30% nos últimas três gerações (33 anos). As principais ameaças são o desmatamento, caça ilegal em busca de carne e competição por espaço com rebanhos de gado. A espécie foi drasticamente reduzida no Cerrado brasileiro e na Mata Atlântica. A anta possui um tipo de tromba no lábio superior que é sensível à umidade e ao cheiro.