Robô que pousou em cometa deve "despertar" e continuar atividades em março

5 jan 2015 - 17h47

O módulo Philae, que aterrissou com sucesso em novembro do ano passado na superfície de um cometa, deve sair de seu estado de hibernação e retomar suas atividades em março, anunciou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).

O presidente do órgão, Jean-Yves Le Gall, disse em comunicado que Philae "deve despertar em março", quando suas baterias solares voltarão a ser carregadas, "e ter uma nova etapa intensa em agosto", quando o cometa alcançará seu ponto de maior proximidade do sol.

Publicidade

Le Gall fez balanço de 2014, marcado pelo bem-sucedido pouso do robô enviado pela sonda Rosetta sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que deverá contribuir para responder sobre as origens do Sistema Solar.

Em 15 de novembro, as baterias de Philae se esgotaram após 57 horas históricas, que serviram para transmitir valiosas informações científica sobre as condições no cometa.

O módulo pousou em um lugar escuro e rochoso, por isso não conseguiu lidar com a ausência de luz solar, o que fez com que suas baterias entrassem em hibernação.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), isso significa que todos os seus instrumentos e a maioria de seus sistemas estão desligados. Porém, se em algum momento as baterias do módulo voltarem a ser carregadas por luz solar, ele poderá continuar a enviar dados.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações