Atualização do Windows 10 está 22% menor graças ao Windows 11

Microsoft anunciou uma redução de tamanho nos pacotes de atualização do Windows 10 para aprimorar a eficiência e reduzir as demandas da rede

25 abr 2024 - 11h54
(atualizado às 14h30)

Aguardar pela conclusão de atualizações em sistemas operacionais nunca é algo divertido, pois é comum que o processo leve muito tempo. Felizmente, a Microsoft quer dar uma força para os usuários e anunciou uma diminuição no tamanho do pacote mensal de atualização cumulativa do Windows 10, que promete um "aumento significativo na eficiência" na hora de deixar sua máquina em dia.

Foto: Unsplash/Clint Patterson / Canaltech

Windows 10 aprendeu com Windows 11

A informação veio diretamente do blog da Microsoft, que destacou o objetivo de reduzir as demandas da rede quando disponibilizar updates de segurança e qualidade para o sistema operacional.

Publicidade

Para isso, a companhia vai usar no Windows 10 um processo similar ao visto no seu irmão mais novo. A metodologia envolve otimizações variadas, incluindo a "remoção de diferenciais reversos do pacote de atualização cumulativa".

Esse aprimoramento foi visto em 2021 no Windows 11 e agora vai chegar à versão 22H2 do Windows 10 a partir do update KB5036979, já disponível. Para os mais atentos, é possível notar uma queda no tamanho de 830 MB na versão do dia 9 de abril de 2024 (KB5036892) para algo em torno de 650 MB na versão mais recente — uma diminuição de 22%.

É importante manter o sistema atualizado (Imagem: Windows/Unsplash)
Foto: Canaltech

Como atualizar o Windows 10

Se quer manter o seu computador em dia, é necessário buscar e realizar os updates frequentes, então siga este passo a passo.

  1. Abra as configurações;
  2. Clique em "Atualização e Segurança";
  3. Selecione "Verificar se há atualizações";
  4. Aguarde o sistema encontrar updates;
  5. Instale.

Mesmo com a novidade, não se esqueça de que a Microsoft vai encerrar o suporte ao sistema operacional no segundo semestre do ano que vem e passará a cobrar para estender as atualizações. A empresa afirma frequentemente que a melhor opção é atualizar o computador para a versão mais recente do Windows 11.

Publicidade

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações